Cavalos

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que não cutuca onça com vara curta (ou cutuca?)

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 14/08/2025
Horário 05:30

Dias atrás o noticiário falou muito sobre a morte de pelo menos 600 cavalos e éguas, vítimas de ração contaminada. Morreram equinos em vários Estados. Entre os animais estavam cavalos e éguas que valiam uma fortuna.
Eram premiados. Será que a empresa que produz a ração vai ressarcir os donos? Parece que os proprietários ainda não viram a cor do dinheiro, que, repito, é graúdo. Enfim, uma fortuna. Não é fácil criar cavalos de raça. A despesa é enorme.
Por falar em cavalos, dizem que o homem  convive com esses animais há mais de 10 mil anos. Outras fontes garantem que são 6 mil anos. Perceberam que o cavalo é útil para o transporte de pessoas e cargas, além de ser usado para lazer e esportes. Cavalo era animal selvagem.
Alguns cavalos ficaram famosos e entraram para a história, como o Rocinante, do Dom Quixote, e o Incitatus, o cavalo do imperador Calígula. Insatisfeito com o comportamento do Senado Romano, o imperador nomeou seu cavalo como senador.
Também há o caso do rei Ricardo III, peça de William Shakespeare. O rei diz: "Um cavalo! Um cavalo! Meu reino por um cavalo!" Numa batalha, o monarca é cercado por inimigos. Em seguida, é apeado do cavalo e, na sequência, profere, desesperado, a famosa frase, que deixa claro que, às vezes, algo pequeno é necessário e útil, sendo  maior e mais valioso em comparação com algo muito maior e também valioso.
Já na era moderna surgiram outros três cavalos que ficaram famosos. Quem não se lembra do Trigger, o cavalo baio do Roy Rogers? Hoje, Trigger está empalhado no Museu Roy Rogers, nos EUA. Também nos EUA ficou famoso o cavalo Campeão, cujo dono era Gene Autry, ator e cantor country. Campeão era um belo cavalo alazão.
Evidente que não se pode falar de cavalo célebre sem mencionar o Silver, o cavalo do Zorro. Era um cavalo branco pra lá de bonito. Ele empinava e o Zorro bradava: "Aiô, Silver! Avante!" E por aqui cavalgamos na eguinha Pocotó.  

P.S.: Sou dono de quase 200 cavalos. O problema é que eles não saem do motor do meu carro.

DROPS

Não confunda cisco com cisto.

Não se desespere, pois o melhor está por vir e só falta definir a data.
     
Aliás, não confunda por vir com polvilho.

EE.UU enquadrei o Brasil. Ai de quem mexer com EE.UU.

Quer comer bem? Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Eugênio Corazza, 487, J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta. 1.743. Fones: 3217-3287 e 3006-3055. 
 

Publicidade

Veja também