CCZ realiza plantão de atendimento a animais em dois locais de Prudente neste sábado

Tenda no Parque Cedral oferecerá coleta de sangue e chipagem de cachorros, enquanto sede do órgão disponibilizará, além desses serviços, vacinação antirrábica a cães e gatos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/06/2023
Horário 14:45
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Atendimentos visam prevenção da leishmaniose e do abandono de animais
Atendimentos visam prevenção da leishmaniose e do abandono de animais

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza, neste sábado, atendimentos a animais em dois locais de Presidente Prudente.

Das 8h às 12h, o Parque Cedral receberá plantão para coleta de sangue e chipagem de cães. Uma tenda estará montada em frente à unidade de saúde do bairro.

Já das 8h às 14h, a sede do CCZ estará aberta para atender as demandas de animais cujos proprietários foram notificados para comparecer à unidade.

No prédio do CCZ, serão disponibilizados os serviços de coleta de sangue e chipagem, bem como a oferta da vacina antirrábica para cães e gatos, com 200 doses disponíveis.

Entenda os procedimentos

A coleta de sangue visa a testagem da LVC (leishmaniose visceral canina). De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.

Já a microchipagem visa minimizar o abandono de animais domésticos. Com isso, caso seja recolhido nas ruas pelo município, o pet poderá ter o seu tutor identificado por meio do microchip.

Serviço

O prédio do CCZ fica na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93, no Parque Castelo Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3905-4220.

Publicidade

Veja também