CCZ registra baixa procura por chipagem e coleta de sangue de cães

Ontem, equipe do Centro de Controle de Zoonoses realizou plantão no Jardim Aquinópolis, em Prudente, mas movimento pela manhã deixou a desejar

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 09/02/2020
Horário 05:16
Thiago Morello - Até por volta das 11h, só uma amostra de sangue havia sido coletada pelo CCZ
Thiago Morello - Até por volta das 11h, só uma amostra de sangue havia sido coletada pelo CCZ

Nos últimos dias, Dracena registrou a morte de uma idosa de 60 anos, diagnosticada com leishmaniose. A preocupação com a doença deve ser constante no dia a dia. A exemplo disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente, realizou ontem o segundo plantão do ano para chipagem e coleta de sangue de cães para diagnóstico da doença, no Jardim Aquinópolis. Contudo, ao longo da manhã, a procura foi baixa.

Como apurado pela reportagem no local, até por volta das 11h, apenas uma amostra de sangue havia sido coletada. Segundo o CCZ, notificações foram enviadas para os moradores adjacentes, porém, ainda assim não houve o movimento esperado.

Sendo assim, a orientação nunca é demais: “a população deve estar sempre alerta aos sinais e sintomas da leishmaniose, tanto no cão como no humano. Além disso, aconselhamos que os responsáveis pelos cães coloquem a coleira repelente no animal, aumentando assim a proteção deles”, reforça o CCZ.

SINTOMAS

DA DOENÇA

Como já noticiado por esse diário, em relação aos sinais e sintomas da doença, no cão são emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, vômito, febre regular, crescimento das unhas e feridas que não cicatrizam. Já no humano, os sintomas são febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal (pois a doença pode aumentar o fígado e o baço), diarreia e, em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.

SERVIÇO

O exame também pode ser realizado no CCZ, todos os dias. O órgão está localizado na Rua Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Publicidade

Veja também