Ceagesp diz adotar medidas para evitar desperdício de alimentos durante onda de calor

Uma vez que frutas e hortaliças podem murchar de forma mais rápida, companhia investe na refrigeração dos itens e doação do que perdeu valor comercial a entidades

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2023
Horário 18:02
Foto: Arquivo
Ceagesp doa produtos que perderam valor comercial para entidades cadastradas e bancos de alimentos
Ceagesp doa produtos que perderam valor comercial para entidades cadastradas e bancos de alimentos

Diante da onda de calor registrada nos últimos dias, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) informou que seguem baixos os números de perda de alimentos devido às altas temperaturas nas dependências da companhia, além de contar com ações especialmente pensadas para minimizar esse problema.

Segundo a Ceagesp, frutas e hortaliças, por serem produtos vivos, respiram e transpiram e, para esses processos fisiológicos, são consumidas reservas de nutrientes, que, se chegam próximo ao fim, geram deterioração do produto. No caso da transpiração, há perda de água para a atmosfera, fazendo com que o produto murche. Conforme o aumento da temperatura, há a aceleração desses processos naturais. Para conter esses efeitos, existe o processo de refrigeração dos produtos.

Além disso, a companhia dispõe de iniciativas diversas para o combate ao desperdício de alimentos. Uma delas é o Banco Ceagesp de Alimentos, para o qual são doados alimentos que tenham perdido o valor comercial, mas ainda mantenham os valores nutricionais e de higiene no consumo. Esses alimentos são encaminhados para entidades cadastradas e bancos de alimentos e, pontualmente, são realizadas ações humanitárias.

"Temos também iniciativas realizadas para conter o descarte de alimentos oriundo de seu transporte, como o projeto 'Embalagem na medida', realizado em conjunto com a Abre [Associação Brasileira da Embalagem] e a Abras [Associação Brasileira de Supermercados], em que foram desenvolvidas embalagens projetadas especialmente para evitar que os alimentos sejam machucados por contato e que ocupem toda a superfície de um pallet", pontua.

Saiba mais

O entreposto de Presidente Prudente fica localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, 105, no Jardim Jequitibás. Com 7.700 m² construídos em um terreno de 80 mil m², o local foi inaugurado em 1º de dezembro de 1981, comercializa em média 6 mil toneladas mensais e responde por 1,4% do total da rede Ceagesp, com uma esfera de influência que atinge também parte do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Publicidade

Veja também