Centro Cultural Matarazzo recebe assistidos da Fundação Casa de Bernardes no dia 28

Jovens da entidade já receberam 150 livros doados pelo centro cultural e pelo museu municipal; objetivo é promover acesso à literatura

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 16/01/2019
Horário 08:20
Eliel Nascimento / FCasa: Unidade de Bernardes tem acervo de aproximadamente 600 livros
Eliel Nascimento / FCasa: Unidade de Bernardes tem acervo de aproximadamente 600 livros

No dia 28, as dependências do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente recebem aproximadamente 10 assistidos da Fundação Casa de Presidente Bernardes a fim de promover a inserção social e o acesso à cultura. De acordo com o bibliotecário do espaço prudentino, Murilo Tomiazi Misael, a visita consiste na exibição de um filme na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo e na apresentação dos ambientes do local. A iniciativa provém de uma parceria já realizada com a entidade no final do ano passado, quando a Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César – localizada no centro cultural - e o Museu Municipal Prefeito Antônio Sandoval Neto, juntos, doaram 150 livros de literatura juvenil e educativa para a instituição.

Afinal, é como diria o poeta Mário Quintana, “livros não mudam o mundo, pessoas mudam o mundo, livros só mudam as pessoas” e, segundo a pedagoga da Fundação Casa, Marlene Neves da Silva, se depender do “Projeto Leitura” da fundação, a frase se perpetuará na vida dos 64 assistidos do local. Existente no município há três anos, a entidade possui um espaço voltado ao empréstimo de livros para os adolescentes de 13 a 18 anos que atende. O objetivo, conforme a pedagoga, é criar um viés com a literatura que “melhora escrita, leitura, amplia o conhecimento do mundo”. Com cerca de 600 títulos de diversos gêneros e com foco educativo, a biblioteca da instituição está aberta para mais doações.

Segundo Murilo, é a primeira vez que o centro cultural realiza uma parceria com a unidade de Bernardes, no entanto, já viabilizou doação de livros para outras fundações da região.  “É importante que exista esse estímulo e contribuir de alguma forma para a ressocialização tanto social quanto cultural”, comenta. E isso, conforme ele, deve servir para toda a sociedade e não apenas adolescentes,. Por essa razão, frisa que a biblioteca municipal possui um acervo de 82 mil livros de diversos gêneros.

“E estamos abertos para doações. A leitura é muito importante para desenvolvimento da cognição e compreender melhor o mundo”, expõe.

 

Promovendo mudanças

De acordo com Marlene, quando fundação abriu as portas em Bernardes, tinha poucas obras, porém, de doação em doação o acervo foi crescendo e hoje pertence a tradição cotidiana do local. “Já é algo que eles esperam e ficam ansiosos”, explana.

O projeto funciona com um empréstimo semanal e engloba livros de poesia, gibis, contos e histórias específicas para a faixa-etária. Além disso, “possuem vínculo com conteúdo educativo e literatura mais atual”. Nesse sentido, antes de cada empréstimo, a equipe faz um resumo da história ao jovem para que o mesmo decida se deseja ler aquele enredo ou não.

Segundo pedagoga, a ideia de unir forças com o museu e o centro cultural partiu da vontade de renovar esse acervo a fim de “trazer mais novidades aos jovens”. Mesmo propósito da visita que será realizada no Matarazzo. Conforme ela, é uma chance de que conheçam coisas novas e adentrem lugares interessantes para que futuramente possam se engajar em cursos e desenvolverem o hábito da cultura.

Fora o Projeto Leitura, a profissional relata que os assistidos recebem apoio pedagógico, atendimento na área escolar de ensino formal, educação profissional por meio de cursos do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), atividades esportivas e até assistência psicológica e de saúde.

 

SERVIÇO

Àqueles que querem doar livros para a biblioteca municipal, basta seguir até ao Centro Cultural Matarazzo de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h na Rua Quintino Bocaíuva, 749 – Vila Marcondes em Presidente Bernardes. Para realizar doações direto para a Fundação Casa de Presidente Bernardes, basta ligar (18) 3262-6128.


 

 

Publicidade

Veja também