No dia 28, as dependências do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente recebem aproximadamente 10 assistidos da Fundação Casa de Presidente Bernardes a fim de promover a inserção social e o acesso à cultura. De acordo com o bibliotecário do espaço prudentino, Murilo Tomiazi Misael, a visita consiste na exibição de um filme na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo e na apresentação dos ambientes do local. A iniciativa provém de uma parceria já realizada com a entidade no final do ano passado, quando a Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César – localizada no centro cultural - e o Museu Municipal Prefeito Antônio Sandoval Neto, juntos, doaram 150 livros de literatura juvenil e educativa para a instituição.
Afinal, é como diria o poeta Mário Quintana, “livros não mudam o mundo, pessoas mudam o mundo, livros só mudam as pessoas” e, segundo a pedagoga da Fundação Casa, Marlene Neves da Silva, se depender do “Projeto Leitura” da fundação, a frase se perpetuará na vida dos 64 assistidos do local. Existente no município há três anos, a entidade possui um espaço voltado ao empréstimo de livros para os adolescentes de 13 a 18 anos que atende. O objetivo, conforme a pedagoga, é criar um viés com a literatura que “melhora escrita, leitura, amplia o conhecimento do mundo”. Com cerca de 600 títulos de diversos gêneros e com foco educativo, a biblioteca da instituição está aberta para mais doações.
Segundo Murilo, é a primeira vez que o centro cultural realiza uma parceria com a unidade de Bernardes, no entanto, já viabilizou doação de livros para outras fundações da região. “É importante que exista esse estímulo e contribuir de alguma forma para a ressocialização tanto social quanto cultural”, comenta. E isso, conforme ele, deve servir para toda a sociedade e não apenas adolescentes,. Por essa razão, frisa que a biblioteca municipal possui um acervo de 82 mil livros de diversos gêneros.
“E estamos abertos para doações. A leitura é muito importante para desenvolvimento da cognição e compreender melhor o mundo”, expõe.
Promovendo mudanças
De acordo com Marlene, quando fundação abriu as portas em Bernardes, tinha poucas obras, porém, de doação em doação o acervo foi crescendo e hoje pertence a tradição cotidiana do local. “Já é algo que eles esperam e ficam ansiosos”, explana.
O projeto funciona com um empréstimo semanal e engloba livros de poesia, gibis, contos e histórias específicas para a faixa-etária. Além disso, “possuem vínculo com conteúdo educativo e literatura mais atual”. Nesse sentido, antes de cada empréstimo, a equipe faz um resumo da história ao jovem para que o mesmo decida se deseja ler aquele enredo ou não.
Segundo pedagoga, a ideia de unir forças com o museu e o centro cultural partiu da vontade de renovar esse acervo a fim de “trazer mais novidades aos jovens”. Mesmo propósito da visita que será realizada no Matarazzo. Conforme ela, é uma chance de que conheçam coisas novas e adentrem lugares interessantes para que futuramente possam se engajar em cursos e desenvolverem o hábito da cultura.
Fora o Projeto Leitura, a profissional relata que os assistidos recebem apoio pedagógico, atendimento na área escolar de ensino formal, educação profissional por meio de cursos do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), atividades esportivas e até assistência psicológica e de saúde.
SERVIÇO
Àqueles que querem doar livros para a biblioteca municipal, basta seguir até ao Centro Cultural Matarazzo de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h na Rua Quintino Bocaíuva, 749 – Vila Marcondes em Presidente Bernardes. Para realizar doações direto para a Fundação Casa de Presidente Bernardes, basta ligar (18) 3262-6128.