Centro de Triagem do Coronavírus começa a funcionar na próxima segunda em Prudente

Objetivo é centralizar todos os atendimentos a pacientes com sintomas semelhantes aos da doença em um único lugar; PA do Jardim Santana acolherá esta demanda

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/04/2020
Horário 16:43
Marcos Sanches/Secom - Unidade funcionará todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24h por dia
Marcos Sanches/Secom - Unidade funcionará todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24h por dia

Começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 27, o Centro Municipal de Triagem do Coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente. O espaço exclusivo para acompanhamento da doença funcionará no PA (Pronto Atendimento) do Jardim Santana, cuja entrada é pela Rua Félix Buchala, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24 horas por dia.

"Estamos estudando e pensando no Centro de Triagem específico para Covid-19 há muito tempo. Já contratamos os profissionais e definimos o PA do Jardim Santana por haver uma entrada distinta em relação à UBS [Unidade Básica de Saúde], que continuará funcionando normalmente", explica Valmir da Silva Pinto, secretário municipal de Saúde.

Conforme o secretário, com o início do funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, todos os munícipes que tiverem algum sintoma que indique síndrome respiratória deverão ir ao local.

"A partir da abertura, se o munícipe for à outra unidade de saúde, ele será indicado a ir ao centro em questão. Vamos centralizar para que facilite o atendimento, a recuperação e, principalmente, a questão da testagem que teremos de implementar em Prudente. Essa é uma medida do governo, por determinação do prefeito [Nelson Roberto Bugalho, PSDB], a fim de conter e controlar a doença e atender melhor a população de Prudente". 

O secretário conta ainda que o Centro de Triagem da Covid-19 diminuirá o número de profissionais da saúde em contato com possíveis casos de coronavírus, o que, consequentemente, "minimizará o contágio entre eles".

Além disso, ele reforça que a medida adotada pela Prefeitura resultará em economia aos cofres públicos, uma vez que reduzirá o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). "Vamos centralizar a utilização de EPI nesse local que será frequentado por aqueles que possam ter síndrome respiratória". 

Publicidade

Veja também