Chadwick Boseman: a representatividade de uma geração

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 02/09/2020
Horário 06:33

Talento

Chadwick Aaron Boseman nasceu em Anderson na Carolina do Sul, em 29 de novembro de 1976 e foi um ator, diretor e, roteirista americano. Ficou muito conhecido por seus papéis em "42", interpretar James Brown e, principalmente o Rei T'Challa em "Pantera Negra". Seu último papel foi em "Destacamento Bloods", ele ainda participa de produções que não foram lançadas, como “Ma Rainey’s Black Bottom”.

Representatividade

O primeiro herói negro da Marvel teve uma importância inimaginável, promovendo a representatividade e a visibilidade negra, o ator sabia disso e, em uma entrevista, confessou em lágrimas que crianças em estágio de câncer terminal esperavam ansiosamente pelo lançamento do filme. É difícil imaginar o sacrifício que ele se submeteu para interpretar os principais personagens de sua carreira, mas é reconfortante saber que sua luta se imortalizou e sempre será lembrada. Nunca foi apenas um filme!

Câncer

Ele faleceu no último dia 28, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. O ator nunca divulgou a informação e continuou gravando os principais filmes de sua carreira! Ele foi um guerreiro dentro e fora das telonas! O peso de sua partida está sendo sentido por todos que acompanham esse meio!

Filmes

Para relembrar o talento deste grande artista, aqui vai uma lista com os seus principais trabalhos:

"Get on Up - A história de James Brown"

Interpretou o Rei do Soul no filme biográfico. James foi considerado um dos cantores mais influentes do século XX na música mundial.

“42 – A história de uma lenda”:

Boseman interpretou Jackie Robinson, o primeiro jogador negro a disputar ‘Major League’, a liga esportiva mais racista da história.

“Marshall”:

Chadwick o primeiro juiz negro da corte americana. Antes de ser juiz, também foi o primeiro advogado negro. Na trama, ele é responsável for defender um homem negro acusado que se diz inocente de atacar uma socialite branca.

“Destacamento Blood”:

Dirigido por Spike Lee, a obra conta um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã, que retorna para buscar os restos mortais de seu comandante e de um tesouro.

“Capitão América - Guerra Civil”:

Foi a introdução de T’Challa ao universo Marvel, onde o jovem príncipe se vê rei após a trágica e suspeita morte de seu pai.

“Pantera Negra”:

O papel mais importante de sua carreira, onde ele se torna o rei de Wakanda, que vai em busca de um ladrão que levou o tesouro de sua terra. 

Ele sempre será lembrado!

Chadwick Boseman

Publicidade

Veja também