Chamado à conscientização

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/12/2023
Horário 05:00

O cenário das estradas tem sido marcado por um aumento alarmante nas infrações de trânsito, refletindo não apenas números, mas vidas perdidas e famílias despedaçadas. Um dos principais problemas detectados é o excesso de velocidade, prática que tem colocado em risco não só os motoristas infratores, mas todos que compartilham o mesmo espaço. As autuações aplicadas contra motoristas imprudentes não são meros números, mas advertências que clamam por uma mudança de mentalidade.

Como noticiado por este diário, a “Operação Impacto – Natal” desenvolvida nos mais de 1.530 quilômetros de estradas do oeste paulista, desde o dia 22, foi encerrada às 23h59 desta terça-feira, com um total de 1.694
autuações aplicadas. O número de acidentes também subiu, de 12 para 15, com balanço final de 16 vítimas leves e três socorridas em estado grave. 

O resultado completo da operação divulgado nesta quarta-feira aponta um total de 1.092 imagens de infrações feitas por radares. Também foram contabilizados 95 casos de ultrapassagens em locais proibidos, 45 de uso de celular ao volante, 75 registros de embriaguez ao volante e 387 de falta de uso do cinto de segurança.

A negligência, imprudência e imperícia no trânsito são os três pilares que sustentam a tragédia nas estradas. É fundamental entender que cada ato irresponsável tem consequências reais e duradouras, afetando não apenas os envolvidos diretamente, mas toda a sociedade.

As estatísticas trágicas de acidentes de trânsito não podem ser encaradas como meros números. Cada caso 
representa uma vida perdida, uma família abalada e um futuro ceifado. A conscientização é a chave para transformar o caos nas estradas em um ambiente seguro e responsável. Cada motorista é parte fundamental dessa mudança, e a responsabilidade é de todos nós. Que cada acidente seja um chamado à reflexão e à ação, para que possamos construir estradas mais seguras e preservar vidas.

Publicidade

Veja também