Charanga Domingueira de 27-04-2014

O primeiro obstáculo foi a primeira conflagração mundial (1914-1918) e que ceifou cerca de 10 milhões de viventes. Não há números exatos.

Esportes - Flávio Araújo

Data 27/04/2014
Horário 09:30
Assim nasceram as Copas do Mundo

 

Com as dificuldades que o Brasil está vivendo para organizar evento de tamanha magnitude é fácil aquilatarmos a imensidão de problemas que tiveram de ser equacionados para que o sonho acalentado por Jules Rimet se realizasse. As Copas dos primórdios foram jogadas por poucos países em pequenos estádios, mas mesmo assim, registraram-se fatos superiores à capacidade dos responsáveis.

Verdades ou lendas, o futebol vem de tempos imemoriais e já foi praticado das mais diversas formas. Chutar um objeto esférico sempre foi tão fascinante que o jogo já foi disputado até sem organização nenhuma, o importante era chutar, de uma bexiga de boi a um crânio humano. Oficialmente o "football" institucionalizou-se em 1863 numa reunião de interessados na Taverna dos Livres Maçons, na cidade de Londres, mas para se conseguir a realização de uma disputa global tardou um bocado. Assim como demorou muito para nascer a Fifa (1904), a entidade mundial que hoje o comanda e que tem sede em Zurique, na Suíça, mas com tentáculos que se espalham por todo o planeta.

O crescimento do futebol depois que o mundo passou a viver seu maior período de paz, no pós-guerra iniciado em 1946, foi tão expressivo que não seria surpresa se a primeira visão dos terráqueos quando outro planeta habitado for alcançado (o que inevitavelmente um dia acontecerá) for a reunião de habitantes do local divertindo-se tendo uma bola por motivo. Muito diferente, para melhor, que aquelas histórias dos quadrinhos de Flash Gordon, o herói interplanetário de uma época, travando combates com o execrável Imperador Ming, que pretendia para si o comando universal na força e na marra.

Mesmo com as mazelas que carrega, a história do planeta bola é bem mais interessante que a guerra dos mundos... A Fifa nasceu oficialmente em 1904 e a disputa de um torneio mundial assumiu caráter obsessivo entre seus sucessivos dirigentes. O primeiro obstáculo foi a primeira conflagração mundial (1914-1918) e que ceifou cerca de 10 milhões de viventes. Não há números exatos.

A Segunda Guerra Mundial também influiu na sequência das Copas e nesse conflito, o maior da história, morreram entre 50 a 70 milhões de humanos e também aí não se encontram quantias exatas. Somente no ano de 1927 encontrou-se uma fórmula para que o Mundial de futebol se concretizasse e dois motivos foram determinantes para que o Uruguai fosse o escolhido. Este introito se tornava absolutamente necessário e dessa forma só na próxima coluna começarei a contar a história dos primeiros mundiais.

 

 

Flávio Araújo é jornalista e radialista prudentino, escreve aos domingos neste espaço
Publicidade

Veja também