Chilenos construirão a maior papeleira do mundo, no Mato Grosso do Sul

SINOMAR CALMONA

Três Lagoas, a 156 km de Prudente, já tem 3 megas fábricas de celulose: a de Inocência será maior que todas elas juntas

COLUNA - Sinomar

Data 05/08/2023
Horário 04:46

Três Lagoas, cidade localizada a 156 km de Presidente Prudente, tornou-se o maior centro produtor de celulose do mundo, com três grandes indústrias: Eldorado a maior, do grupo Votorantin e duas da Suzano. Essas três unidades juntas revolucionaram aquela região. Agora a Suzano vai construir sua terceira unidade no Mato Grosso do Sul, no município de Ribas do Rio Pardo, a 150 km de Três Lagoas. Conheço muitos prudentinos que mudaram para lá e investiram abrindo lojas, restaurantes e até loteamentos. A mesma coisa que se registrou em Três Lagoas deve se repetir em maiores proporções agora em Inocência, pequena cidade de 2 mil habitantes, localizada a 297 km de Campo Grande e a 450 km de Presidente Prudente. Nessa pequena cidade de 2 mil habitantes, será construída a maior produtora de papel do mundo. Arauco, uma multinacional chilena, investirá cerca de 3 bilhões de dólares, para construir lá a maior fábrica de papel do mundo  e vai gerar cerca de 12 mil empregos, diretos e indiretos, ou seja, vai precisar de uma população cinco vezes maior que a existente na cidade para suprir sua mão de obra. Quem tiver vontade e dinheiro para investir deveria conhecer Inocência e acompanhar esse projeto. 

BOM DIA
"Diga-me, por favor, que horas são para eu saber que estou vivendo nesta hora". Clarice Lispector

COLABOREM
O lixo reciclável de Presidente Prudente é recolhido pela Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), que separa os resíduos e revende para indústrias de reciclagem. Mas quando o papel, o plástico, o metal e o vidro são jogados fora junto ao lixo normal, tudo vai para o lixão, onde o material é enterrado, sem qualquer reaproveitamento. Ou seja, quanto mais se reciclar, mais dinheiro público será poupado. 

PERFIL
O município de Presidente Prudente tem 11.762 empresas, das quais 98% são micro empresas e microempresas individuais.

ACREDITE SE QUISER
Ainda tem muitos homens usando anéis de formatura indicando a profissão. Médico, com pedra verde; advogado, com pedra vermelha.

GOSTEI
Dica da professora Iracema Caobianco, para praticar todo dia: “Deixar o celular num outro cômodo durante uma hora para a leitura de um bom livro”.

Jovens da Hungria, Dinamarca e França
fazem intercâmbio em PP e Epitácio 

O húngaro Fulop Windisch, o francês Mael Deruywe e a dinamarquesa Rebecca Barker se apresentaram na última reunião do Rotary Sul, quinta-feira, no Aruá Hotel. Eles vão morar em Presidente Prudente até junho de 2024, pelo programa de intercâmbio de jovens da Fundação Rotária. A família de Rosileide e Roberto Bossolani são os anfitriões de Fulop. O francês Mael está na casa de Luiz Fernando Barbosa Gerbasi e Tatiana, e a jovem dinamarquesa Rebecca na casa de Carlos e Leila Leitao, em Presidente Epitácio. Na mesma reunião, estiveram três jovens prudentinos que se preparam para embarcar ao exterior, pelo mesmo programa: Julio, que está indo para os EUA, Miguel Bussolani que vai para o Japão e Beatriz Mikail, que está indo para a França.


FERNANDO BERTACCO, OFICIAL DE INTERCÂMBIO, RECEPCIONA OS JOVENS INTERCAMBIÁRIOS, NA REUNIÃO DO ROTARY SUL

Publicidade

Veja também