CHIPAGEM CANINA

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 15/03/2020
Horário 03:19

Termina no dia 20 de março a chipagem canina em Pirapozinho. Amanhã, as equipes da Prefeitura estarão em frente à Escola Municipal Maria Gisfredo Pinaffi, na terça-feira, 17, os tutores de cães podem levar seus animais no Jardim Soledade, em frente à Escola Municipal Geraldo Salim Jorge. A chipagem segue e, na quarta-feira, os animais poderão ser levados ao Natal Marrafon, o posto estará instalado em frente à Igreja Assembleia de Deus. No dia 19, em frente à creche-escola do Conjunto Habitacional Bento Pimentel. No dia 20 de março, o posto de chipagem ficará disponível aos moradores do distrito de Itororó do Paranapanema. Ainda de acordo com a Prefeitura, a partir de 23 de março, os tutores de cães poderão levar seus animais no ponto fixo, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, na Casa da Agricultura da cidade.

CONTROLE POPULACIONAL E DE ENDEMIAS

A iniciativa da Prefeitura de Pirapozinho é fundamental para o controle populacional dos cães, bem como de endemias. O chip é como um RG do seu pet, um minúsculo dispositivo que armazena um código que identifica permanentemente o tutor do animal, em caso de diagnóstico de alguma doença, como leishmaniose, por exemplo, facilitando os trabalhos do controle de endemias das autoridades de saúde. Faça sua parte e cuide da saúde de seu animal.

FALANDO EM SAÚDE

Nesta época do ano é comum o aumento de acidentes com animais peçonhentos. Com o calor, estes animais saem mais a procura por alimentos, por isso, o cuidado para evitar acúmulo de lixo são fundamentais: é preciso evitar que estes pequenos animais possam colocar em risco, pessoas e animais de estimação. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além de acidentes com escorpiões e cobras, comuns no verão, acidentes com aranhas também são registrados.

ACIDENTE COM ARANHA

Em Pirapozinho, os médicos veterinários Raul Delorenzo Barreto e Flavia Lavelli atenderam um caso de um cão que foi picado por uma arranha-marrom. A aranha-marrom ou violino tem aproximadamente 4 cm de tamanho, mas sua picada pode levar o tecido infectado à necrose, ou seja, perda de pele em grande extensão. De acordo com a clínica que atendeu o caso, o animal pode ter alterações em órgãos internos como rins, anemias e sangramento. É preciso ficar atento, especialmente com crianças, idosos e, claro, animais de estimação, pois a aranha-marrom busca espaços escuros, roupas acumuladas, troncos, cobertores, materiais de construção, churrasqueiras, embaixo de pias. Então, todo o cuidado é pouco. O pequeno cão vítima de acidente com a aranha-marrom em Pirapozinho está sob cuidados médicos.

APOIO AO MEI DE TEODORO

Empreendedores individuais podem buscar o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para orientações sobre como realizar a Declaração Anual do Simples Nacional. De acordo com a Prefeitura de Teodoro Sampaio, o envio da declaração á Receita Federal mantém o MEI com as obrigações fiscais em dia e garantem os benefícios previdenciários. O procedimento é feito pela internet, no Portal do Empreendedor: www.portaldoemprendedor.gov.br. Mais informações ligue (18) 3282-1475 ou procure o Sebrae Aqui, que fica localizado no piso inferior do Paço Municipal.

CURSO PROFISSIONALIZANTE

Atenção aos jovens com idade a partir de 16 anos e adultos, estão abertas inscrições para os cursos profissionalizantes Via Rápida. O curso é uma parceria da Prefeitura de Mirante do Paranapanema com o governo do Estado de São Paulo, são vagas para profissionalização: eletricista de autos, mecânica básica de automóveis e mecânico de suspensão, direção e freios. Acesse o site www.viarapida.sp.gov.br ou procure o CAP (Centro de Atendimento à População), na Rua José Martins Spínola, 800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, para se inscrever.

Publicidade

Veja também