Chuva abençoada

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 10/08/2022
Horário 03:33

A chuva abençoada, como é a forma mais comum na expressão do caboclo de nossa região, chegou, trazendo tantos benefícios aguardados há meses. para alívio geral de todos. A seca deixava criadores e produtores com a pulga atrás da orelha, causando prejuízos imensos, além de causar uma onda de gripe alérgica que levou muita gente em busca de assistência médica, em postos de saúde, farmácias e hospitais nos últimos meses.

PREJUÍZOS ENORMES
Conversando com agricultores e criadores, o lamento é um só, muitas perdas, pastagens secas, nascentes prejudicadas, plantas morrendo, lagoas e represas completamente sem águas, no puro barro, uma lástima. A falta de chuvas durante um longo período trouxe um enorme prejuízo à região. Assim, a chuva que chegou devagarinho veio como alento a todos que dependem dela para suas atividades serem desenvolvidas.

O ADEUS AO PAULINHO
Final de semana muito triste para a cidade de Indiana, pois perdemos Paulo Zanelato, ou Paulinho, ou Cabeça Branca, como era conhecido e chamado por todos. Aos 82 anos, Paulo Zanelato, nascido no Bairro Jacutinga, município de Indiana, veio a falecer para tristeza de uma cidade toda, por ser uma pessoa muito querida. Paulo ou Cabeça Branca era filho de Antonio Zanelato e Dozolina Menegatti Zanelato, comerciante no ramo de cerâmica desde 1973, um dos responsáveis pelas atividades da Cerâmica Indianense.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Paulo Zanelato teve uma importante participação na política indianense, eleito por três mandatos, defendeu os interesses da população de forma brilhante como vereador, de 1961 a 1976, contribuindo bastante para o desenvolvimento do município. No ano passado foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Indianense, através de decreto aprovado por unanimidade. Foi um exemplo de cidadão indianense trabalhador, pois atuou desempenhando as atividades ceramistas até os últimos dias de sua vida, mesmo com os problemas de saúde. Tinha o hábito de tomar vinho branco e jogar conversa fora com os amigos, sempre sentado em uma das cadeiras junto à porta do Bar do Fabrício. Seu corpo foi velado no recinto do Legislativo de Indiana, onde compareceram centenas de amigos para o último adeus.

ILUMINAÇÃO DISCUTÍVEL
A pista das caminhadas cujo trecho vai desde o Posto Brutus de Combustíveis, na saída de Indiana, até o Trevo Inocêncio de Almeida, confluência com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) recebeu iluminação nos últimos dias. São dezenas de postes com placas de iluminação solar. Mas o resultado não foi o esperado por muitas pessoas, pelo menos por enquanto. A pista continua às escuras, pois a iluminação é bem fraquinha. Alguns fazem piadas, dizendo que com lampiões a gás ficaria bem mais claro. 

PERIGO CONSTANTE
Um perigo constante, uma tragédia anunciada, é o que estamos observando na saída de Indiana com destino ao trevo, na SP-425, a não ser que o poder público solucione o problema construindo uma rotatória na encruzilhada formada pela Avenida Visconde do Rio Branco, estrada do Bairro Chora-Chora e estrada que demanda à represa Laranja Doce. Juntando essas alternativas à pista rápida do acesso que demanda ao trevo Inocêncio de Almeida, o perigo é constante, por ser uma curva acentuada, e muitos motoristas trafegam em alta velocidade nos dois sentidos. 

JARDIM IMPERIAL
Em breve o Jardim Imperial deverá estar prontinho para os moradores de Regente Feijó. Dos 385 lotes colocados à venda no lançamento daquele empreendimento imobiliário, a maioria já foi negociada com pessoas de Regente Feijó e região. Nos últimos dias houve um trabalho intenso de máquinas na construção de calçamentos e outros itens que fazem parte da infraestrutura do novo bairro, localizado ao lado do novo cemitério municipal, às margens da rodovia que liga Indiana e Regente. 

EM TEMPO
A virtude vale mais do que o dinheiro.

Publicidade

Veja também