Chuvas causam estragos em Pacaembu

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 07/01/2021
Horário 04:28

Uma forte chuva, com rajadas de vento, provocou diversos estragos em Pacaembu na tarde de segunda-feira. Em diversos pontos da cidade foram registrados danos em imóveis públicos e privados, além de danos na infraestrutura da cidade. Segundo informações, a principal ligação entre a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e o perímetro urbano do município – a Rua Deputado Plínio Cavalcante – ficou com o trânsito prejudicado em razão do volume de águas que se acumulou em um trecho da via pública, dificultando para quem chegava ou saía da cidade.

Leitos de uti

O Ministério da Saúde, por meio de portaria, habilitou na Santa Casa de Adamantina mais quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto Tipo II. O documento ainda estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade do Estado de São Paulo e para Adamantina.

Leitos desocupados

A Santa Casa de Adamantina permanece com os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para tratamento da Covid-19 sem ocupação. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Rufino, para um jornal da cidade. Na terça-feira, a pasta municipal aguardava a transferência de três pacientes, sendo dois de Ourinhos e um de Marília, para tratamento no hospital de Adamantina. Mas, segundo o gestor, devido à melhora nos quadros de saúde não serão mais necessárias as transferências. O possível encaminhamento de pacientes de outras cidades para a Santa Casa local é devido a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais referências do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília, do qual pertence Adamantina.

Novo contrato

A equipe feminina do Santos Futebol Clube renovou contrato por mais um ano com a jovem de Flórida Paulista, Rita Bovi. Ela continua na equipe da “Sereias da Vila” por mais um ano e, na última temporada, participou de 25 jogos e foi campeã da Copa Paulista com a equipe santista.  Ela é meio-campista e tem se destacado no futebol feminino nos últimos anos.

Primeiro o mais carente

O primeiro trabalho realizado pelo prefeito de Junqueirópolis, Osmar Pinatto (PSDB), está focado no Jardim Paulista. Trata-se do bairro mais carente da cidade, necessitando de muitas atenções da administração. Coleta de lixo, limpeza de ruas e a promessa de que os problemas da lagoa de tratamento, próxima ao local, serão solucionados o mais breve possível. Pinatto criou uma frente de trabalho para atender especificamente ao Jardim Paulista e, quando em visita ao local, no primeiro ato de seu governo, foi bem recebido pelos moradores, que estão esperançosos. Desde ontem, ruas não pavimentadas já estão sendo alinhadas dando demonstração de que em breve serão pavimentadas. Uma enorme cratera lá existente também merecerá as atenções do prefeito.

Transferência de padres

Embora a promessa era de permanecer durante seis anos, os padres José Ferreira e Danilo Cordeiro não estarão mais em Irapuru a partir desta semana. O padre José foi designado pelo bispo Diocesano de Marília, dom Luiz Antonio Cipoli, para ser diretor espiritual do Lar de Idosos Santa Genoveva, já em fase final de sua construção, para regularizar a eleição da nova diretoria, todas as documentações estatutárias, inclusive a de doação do terreno que, mesmo prometida há anos, ainda não foi concretizada, permanecendo ainda em nome de terceiro. 

O que fazia

Os trabalhos estavam sendo realizados com transparência e reconhecidos pela comunidade, mas um ex-presidente demissionário daquela entidade foi recebido em audiência pelo próprio bispo, que havia determinado essas tarefas, alegando que estava sendo impedido de trabalhar naquela obra, cuja conta bancária está bloqueada por falta de documentações. O bispo atendeu tanto a ele, quanto a uma outra pessoa de Flora Rica, reconhecendo que eles estavam “impacientes” diante do problema, indiretamente dando-lhe razão. Sentindo que não teria condições de continuar suas missões em Irapuru, e para evitar confrontos, solicitou a sua transferência. O padre Danilo, que também atendia Flora Rica, fez a mesma solicitação. Ambos estavam realizando um excelente trabalho.

Publicidade

Veja também