Chuvas provocam transtornos em diversas cidades

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 30/12/2015
Horário 06:15
 

A chuva que precipitou entre a noite de segunda-feira e no decorrer desta terça-feira causaram transtornos em alguns pontos de algumas cidades da região de Presidente Prudente. Em Lucélia, uma casa de madeira na Rua Manoel Pereira Lopes desabou, nesta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem que morava sozinho no local estava na sala, deitado no sofá, quando o teto de um quarto e da cozinha desabou. A estrutura da residência já estava em mau estado de conservação. Ninguém ficou ferido. "A Defesa Civil Municipal também compareceu ao local para as demais providências", informa o Corpo de Bombeiros.

Também na tarde de ontem houve um pequeno deslizamento de terra na altura do km 41 da Rodovia Olímpio Ferreira da Silva (SP-272). De acordo com a Assessoria de Imprensa do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), imediatamente uma equipe foi encaminhada ao local para a limpeza do trecho, e não precisou ser interditado.

Em Martinópolis, duas casas no Jardim Pioneiro foram invadidas pela água, ainda na manhã de terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, a água escorreu dos muros de arrimo das casas dos vizinhos e causou rachaduras e infiltração nas casas. Em nenhum dos casos, ninguém se feriu.

Já em Presidente Prudente, por volta das 3h15 da madrugada de ontem, um ponto do Parque do Povo, na Rua 14 de Setembro, próximo ao Fórum Trabalhista, ficou alagado.

 

Acima da média


As chuvas que precipitaram já superaram a média de dezembro. De acordo com Fabiana Weykamp, meteorologista do Climatempo, a média de Presidente Prudente em dezembro é 194 mm, e do início do mês até o dia 27, foram registrados 225 mm de chuva. "Sem computar os dias 28 e 29", comenta. Segundo ela, há previsão de chuva para toda a semana. "A tendência é que o tempo volte a abrir na segunda-feira", acrescenta.

As precipitações têm ocorrido com mais frequência e em maior volume devido a um sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, que influencia o clima da região oeste do Estado de São Paulo. "Além das chuvas clássicas da estação, ainda tem o fenômeno El Niño, que contribui para mais dias chuvosos. Teremos muitas chuvas no verão", observa.

 
Publicidade

Veja também