Cia Suno mescla circo e teatro nesta noite, no Galpão da Lua

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/05/2015
Horário 14:43
 

Nesta sexta feira, às 20h, a Cia Suno, de Campinas (SP), apresenta seu espetáculo "A bailarina e o palhaço", no Galpão da Lua, sede da FPTAI (Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas).  Ontem, o grupo ministrou uma oficina no local, com Duba Becker e Helena Figueira.

Inspirado nas tantas histórias de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz o singelo e clássico amor entre o palhaço e a bailarina, representado através de um belo adágio acrobático. Dois artistas circenses em cena, utilizando o público na ação, desenvolvem uma comédia romântica dividida em três pequenos atos narrados por um espectador.

Jornal O Imparcial Peça traz o clássico amor entre o palhaço e a bailarina

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira), e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998, em Santos (SP), por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade.

Inicialmente, a companhia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre "Fando e Lis", "Piquenique no Front" e "O Arquiteto e o Imperador da Síria". Logo após, começou um trabalho sobre "Esperando Godot", onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a "identidade" da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara.

Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história. Hoje, somam 13 espetáculos em seu repertório, desenvolvidos em 17 anos de muita palhaçada. Além de se dedicar à arte circense, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das escolas de samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

 

Representante

A Cia Suno é o grupo convidado pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Portugal, Espanha e Argentina.  A apresentação faz parte da circulação "Cia Suno 16 anos de Palhaçada", projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo.
Publicidade

Veja também