Ciclista de Prudente treina para o Brasileiro de Resistência

Ivan Arrais comemora bons resultados, mas de olho no nacional

Esportes - PAULO TAROCO

Data 23/08/2017
Horário 13:10

 

Jornal O Imparcial

Foto: Marcio Oliveira, Ciclista exerce trabalho de regeneração e promove os últimos ajustes

 

O ciclista prudentino Ivan Arrais não terá muito tempo para comemorar o vice-campeonato conquistado pela categoria elite sub-23, no Campeonato Paulista de Resistência, após terminar a 3ª e última etapa na quinta colocação, em prova realizada no Parque Eco Esportivo Damha, em São Carlos (SP), na manhã de domingo. Enquanto comemora, o ciclista exerce um trabalho de regeneração e promove os últimos ajustes, visando à participação nos 180 quilômetros de prova do Campeonato Brasileiro de Resistência, marcado para domingo, em Maringá (PR).

Maurício Lobo, um dos treinadores de Ivan Arrais na Pastorinho/Liane Alimentos/Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), ao lado Almir Rogério Lobo, comenta sobre a importância desse trabalho de regeneração, diante do desgaste motivado pela proximidade entre as competições mais importante do calendário nacional. “Infelizmente para mim isso deveria ser revisto pelas federações paulista e brasileira. É difícil para um atleta ter um bom desempenho em provas tão duras em curto espaço de tempo assim”, considera.

Mesmo diante do desafio oferecido ao atleta, o treinador se mantém confiante em outro bom resultado dele. “Ele vem crescendo muito durante a temporada. A prova em Maringá será ainda mais difícil. Teremos só ele da equipe nesta prova, o que dificulta algumas estratégias. Mas acreditamos em um bom desempenho. O 10º lugar na prova, para mim, seria um resultado muito bom”, avalia.

Além de ser o único prudentino na prova, Ivan Arrais terá pela frente competidores de equipes tradicionais do ciclismo nacional, como Caio Godoy, de São José dos Campos (SP), e Luis Trevisan, de Ribeirão Preto (SP). O que faz com que ele pense ainda mais em uma estratégia adequada. “Penso em me guardar um pouco no decorrer da prova e buscar o melhor salto de fuga [tentativa de se aproximar dos primeiros colocados] mais para o final da prova”, relata.

 

Motivado

Assim como Maurício Lobo, Ivan Arrais tem ciência das dificuldades e desafios que terá em Maringá. Todavia, o vice-campeonato paulista do último final de semana serviu para motivar o ciclista prudentino e deixar a confiança ainda maior em relação à participação na prova nacional. “Fiquei surpreso, mesmo acreditando, pois nos preparamos muito para chegar nesta época do ano no auge técnico e físico. Sei que é uma prova bem mais dura, mas irei em busca de uma das três primeiras colocações”, afirma.

Se para o ciclista a conquista estadual teve um grande valor individual e serviu como motivação, o técnico também descreve o valor da conquista para o ciclismo prudentino. “É um resultado muito expressivo para a história do ciclismo prudentino”, define o treinador.

A colocação de Ivan Arrais em São Carlos foi somada com os resultados das outras duas etapas da temporada. O prudentino foi o sétimo colocado na 1ª etapa, em São José dos Campos, em março, e segundo na etapa seguinte, em Santa Barbará D’Oeste, em junho. Ivan Arrais tem 21 anos, é natural da Bahia e está em Prudente desde os 15 anos.

Publicidade

Veja também