No carnaval deste ano, o ciclista e advogado prudentino Aparecido Inácio, atualmente radicado em São Paulo, trocou a folia paulistana pelas águas verde-oliva do mar do Caribe. Durante oito dias, ele pedalou centenas de quilômetros pela ilha caribenha de Cuba e agora vai lançar uma websérie contando os detalhes dessa aventura.
Inácio, como é conhecido no meio jurídico, completará 66 anos em setembro. Ele trocou o carro pela bicicleta em 2007 e, desde então, há quase 20 anos, percorre o Brasil e diversos países da América e da Europa sobre duas rodas. Já atravessou a Cordilheira dos Andes, na Argentina e no Chile, além de ter pedalado pela Patagônia, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e outros destinos.
Pedalar pela intrigante e belíssima ilha de Cuba, porém, estava nos seus planos desde 2013, quando esteve no país com a família. Mais de uma década depois, retornou à ilha, desta vez montado em sua bicicleta e acompanhado por um grupo de amigos, para percorrer centenas de quilômetros e conhecer de perto a história, a cultura e as paisagens cubanas.
A viagem também teve uma parada na Cidade do Panamá, onde Inácio aproveitou para conhecer de bicicleta o famoso Canal do Panamá. No filme, ele mostra detalhes do funcionamento da estrutura, além do centro histórico e cultural da capital panamenha. De lá, seguiu para Havana, capital de Cuba.
A viagem de bicicleta por Cuba foi uma das experiências mais marcantes do projeto Bike no Ar, do qual Inácio é o bikerepórter. Mais do que praias caribenhas, a ilha revela história, política e cultura convivendo em cada esquina.
A produção será lançada em seis capítulos, a partir da próxima semana, sempre às quintas-feiras. Inácio apresentará fotos e vídeos de cidades coloniais, estradas costeiras e paisagens naturais que transformaram cada quilômetro percorrido em uma nova descoberta.
Pelo caminho, visitou escolas e residências e conversou com moradores locais, vivenciando uma experiência inesquecível por meio do contato direto com um povo que descreve como amigo, simpático e acolhedor.
A chegada a Havana revela uma capital vibrante, marcada por carros clássicos, prédios coloniais e música nas ruas, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.
Ao pedalar pela Avenida Malecón, Inácio viu as ondas do mar do Caribe baterem no paredão, enquanto moradores se reúnem ao entardecer para observar o horizonte e sentir a brisa marítima. Dali, o grupo seguiu para o monumento aos Mártires da Independência, o Hotel Nacional, onde Al Capone se hospedava, e diversos outros pontos históricos.
Também visitaram o Capitólio de Havana, uma construção inspirada no Capitólio dos Estados Unidos, que simboliza o período anterior à Revolução de 1959 e ajuda a compreender parte da complexidade política da ilha.
Cuba é um país repleto de atrações. A exuberante natureza cubana se estende das belas praias caribenhas aos campos tropicais, enquanto a riqueza musical se mistura à alegria de seu povo.
Depois de conhecer os principais pontos turísticos da capital, o grupo partiu para Sancti Spíritus, na região central do país, que abriga duas das mais antigas cidades fundadas em Cuba, ainda no século XVI.
Dali, a viagem prosseguiu por paisagens belíssimas do litoral caribenho, em uma região de grande importância histórica. Foi uma oportunidade de acompanhar de perto a evolução do processo histórico, a alegria do povo, o poder contagiante dos ritmos caribenhos e as inacreditáveis paisagens do mar do Caribe da melhor maneira possível: de bicicleta.
Depois, os ciclistas seguiram pela zona rural cubana até Trinidad, cidade próxima ao mar que impressiona pela beleza e pelo patrimônio histórico. Além de possuir um acervo histórico expressivo, Trinidad foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1988. Assim como Sancti Spíritus, a cidade guarda marcas do período da aristocracia açucareira do século XVI.
A sensação, segundo Inácio, é de voltar no tempo. Naquele dia, o grupo pedalou 70 quilômetros.
O percurso continuou até Playa Ancón, onde tiveram a primeira experiência de mergulho no mar do Caribe, no lado sul da ilha. A beleza das águas, segundo o ciclista, é um dos momentos que mais chamam a atenção no filme.
Na sequência, seguiram margeando o litoral caribenho até Playa Guanayara. Depois, ficaram hospedados em um hotel que já foi considerado um dos mais incríveis de Cuba na década de 1950. Guajimico, segundo Inácio, é um verdadeiro paraíso.
De Guajimico, partiram para Cienfuegos, cidade cubana colonizada por franceses e que preserva um importante conjunto arquitetônico de influência francesa. A característica rendeu ao local o título de Patrimônio Mundial da Humanidade em 2005. Considerada a pérola de Cuba, Cienfuegos também encantou os visitantes pela hospitalidade.
De Cienfuegos, o grupo seguiu de bicicleta até Playa Girón, por uma estrada asfaltada que margeia o mar do Caribe. O trecho foi marcado por uma situação curiosa: os ciclistas precisaram se desviar dos caranguejos gigantes, de coloração rubro-negra, que atravessavam a pista a todo momento.
Comuns na região da Baía dos Porcos, esses caranguejos não podem ser consumidos pelo homem devido à presença de uma toxina venenosa associada à sua pigmentação e são protegidos pelos órgãos ambientais.
Antes de chegar a Playa Girón, fizeram uma parada em um lugar paradisíaco chamado Caleta Buena, considerado um dos pontos altos de toda a viagem. O local possui várias piscinas naturais de águas translúcidas, conhecidas como cenotes, que proporcionaram momentos de diversão em meio ao verdadeiro paraíso caribenho. O grupo chegou a mergulhar em profundidades de até oito metros.
Em 1961, uma tentativa frustrada de invasão à ilha, com o objetivo de derrubar o governo de Fidel Castro, tornou-se um dos episódios mais conhecidos da história da Guerra Fria.
Ao longo desse trecho do litoral cubano, vários monumentos remetem à resistência dos revolucionários. Pedalar pela Baía dos Porcos, portanto, foi também uma forma de reviver parte desse momento histórico.
O nome do local está relacionado à existência de uma grande quantidade de suínos selvagens que habitavam a região antes da chegada da colonização.
O terreno é propício aos hábitos desses animais. No sentido da cidade de Jaguey Grande, ponto final da viagem, extensas regiões pantaneiras se formam em áreas abaixo do nível do mar, criando um habitat favorável para crocodilos, assim como ocorre na Flórida.
Em Jaguey Grande, o grupo encerrou o tour com um almoço coletivo, celebrando os dias memoráveis vividos durante a aventura.
Ao todo, a viagem durou oito dias, com 291 quilômetros pedalados, em uma média diária de aproximadamente 48 quilômetros.
A websérie será exibida no YouTube, pelo canal @bikenoartv, durante seis semanas, sempre às quintas-feiras, às 19h. A produção revela uma Cuba histórica, cultural e natural, explorada no ritmo do pedal, da salsa e da rumba.
Para Inácio, a bicicleta proporciona uma conexão profunda com as paisagens, as pessoas e os diferentes contextos sociais encontrados pelo caminho. Mais do que uma viagem, a experiência se transforma em uma forma singular de conhecer e contar histórias.
Fotos: Cedidas


