Ciclistas devem seguir normas de trânsito

Especialista orienta como adeptos da bicicleta devem se comportar nas vias públicas; profissionais destacam implantação de ciclovia

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 04/01/2017
Horário 00:42
Além de ser um meio de locomoção barato, a bicicleta poupa tempo, é econômica, contribui para a sustentabilidade, estimula a atividade física e dificilmente deixa o seu condutor na mão. No entanto, embora seja um veículo muito prático, a "magrela", como é popularmente conhecida, divide espaço com automóveis maiores, o que, na ausência de atenção e respeito entre os motoristas, pode resultar em acidentes de trânsito. Com o propósito de trazer mais segurança para quem decide pedalar ao invés de dirigir um carro ou uma moto, por exemplo, a Prefeitura de Presidente Prudente executa a implantação de ciclovias que percorrem desde as imediações do Distrito Industrial Antônio Crepaldi até o Jardim Cobral, na divisa com Álvares Machado.

Jornal O Imparcial Sinalização de trânsito também precisa ser respeitada por quem trafega de bicicleta

Contudo, muitas ruas ainda vão continuar servindo como percurso para os ciclistas, que podem reforçar a sua segurança com os equipamentos indicados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), como aponta o especialista em trânsito, Manoel Silva Félix da Costa. Segundo ele, é muito importante que quem desempenha a atividade em bicicleta de aro 20 esteja munido de capacete, luvas e joelheira, além de aparelhar a bicicleta com sinalização dianteira, traseira, lateral, nos pedais e aros, campainha mecânica e espelho retrovisor do lado esquerdo.

As normas de tráfego, por sua vez, são as mesmas aplicadas aos condutores de veículos maiores, garante o especialista. "Os maiores erros cometidos pelos ciclistas são andar na contramão, desrespeitar o semáforo, pedalar na calçada e, por conduzir um veículo prático, querer tirar vantagem nas vias urbanas, o que acaba gerando o risco de acidentes", expõe.

Manoel salienta que o ciclista deve andar sempre no lado direito da via, acompanhando os demais veículos, exceto em ciclovias, quando o sentido contrário ao fluxo é permitido. Para ele, é preciso ainda maior respeito aos ciclistas, pois, como a legislação propõe, os veículos menores e pedestres têm prioridade na via pública. "O que vemos no município é que o nosso motorista não tem a devida cultura do respeito, o que é um problema, pois ora somos motoristas, ora ciclistas e ora pedestres", avalia.

 

Pontos de vista


O ciclista profissional, Almir Rogério Lobo, promove treinamento para adeptos da atividade em uma estrada no distrito de Coronel Goulart, onde a falta de trânsito oferece condições ideais para a prática, e acredita que, embora esteja melhorando, a falta de respeito nas zonas urbanas permanece. "É comum relatarem situações em que os motoristas de carro freiam só para dar susto nos ciclistas que compartilham espaço na rua", aponta. Ele elogia a implantação de ciclovias em Prudente e avalia as obras como um grande passo para a melhoria da mobilidade urbana. "Para quem vai ao trabalho de bicicleta, por exemplo, a ciclovia é muito útil", pondera.

O coordenador da Escolinha de Ciclismo Nelson Ricardo Cardoso Pelosi, Eber Boscoli, pensa que o maior desrespeito com os ciclistas ocorre nos cruzamentos ou quando os motoristas não se atentam ao risco de colisão traseira nem priorizam a passagem das bicicletas. Eber também reconhece a importância da implantação das ciclovias, contudo, acredita que, para o bom funcionamento, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) precisa promover campanhas educativas que voltem o olhar para a segurança do ciclista.

Procurado, o assessor da Semav, Ayrton Carlos Dias, informou que, no momento, não há uma campanha específica quanto aos ciclistas, mas que nas ações educativas realizadas nas escolas, bem como em eventos casuais, é citado o respeito que os cidadãos devem ter com ciclistas e pedestres. "Entretanto, com as diversas ciclovias que estão sendo implantadas no município, certamente iremos planejar e elaborar campanhas neste sentido, haja vista que há previsão de aumento considerável deste meio de transporte", adianta.

O pedagogo da Semav, Renato Gouvêa, acrescenta que a pasta realiza anualmente, durante o Movimento Maio Amarelo, um passeio ciclístico que visa conscientizar sobre a importância de respeitar os ciclistas e também a distribuição dos panfletos "Pedale com Segurança", os quais trazem orientações para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

 
Publicidade

Veja também