Ciclistas pleiteiam construção de velódromo

Esportes - Jefferson Martins

Data 29/10/2015
Horário 07:15
 

Apaixonados pelo ciclismo sonham e aguardam a construção de um velódromo em Presidente Prudente desde 1980. No entanto, o desejo não saiu do papel. Em 2009, a Prefeitura elaborou um projeto, mas, até o momento, nada foi construído. Cansados de esperar, alguns atletas resolveram agir e aproveitar uma brecha. Como a obra do Parque Ecológico Nelson Bugalho - localizado entre os parques São Matheus e São Lucas - está paralisada, e no projeto está prevista a instalação de uma ciclovia, os amantes dos pedais pleiteiam uma alteração na construção. Este foi o assunto de um encontro realizado na tarde de ontem. Na ocasião, estavam presentes esportistas e quatro secretários municipais. A conversa ocorreu na Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Prudente).

O primeiro passo em busca da instalação do velódromo será a entrega de um oficio à municipalidade. "Com o ofício em mãos nós vamos até lá, medimos e verificamos se há a possibilidade de alterar o projeto. Então, levamos a ideia ao prefeito ", diz a titular da Semepp, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute.

Jornal O Imparcial Assunto foi tratado em encontro que contou com participação de esportistas e secretários municipais, na tarde de ontem

Durante o encontro, o coordenador da escolinha de ciclismo Nelson Ricardo Pelosi, o também atleta Éber de Almeida Boscoli, se colocou à disposição para colaborar na mudança. "Sabemos que o parque é uma área de preservação ambiental e que serão necessárias algumas contrapartidas para a instalação do velódromo. Mas nos comprometemos com o plantio de árvores que for necessário para que isso seja possível", pontua.

Sobre a disponibilidade, Rodnei Rena Rodrigues, responsável pela Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), diz que é necessário um estudo, pois a licitação para a construção do parque já foi feita. "É preciso consultar as questões legais, jurídicas. Vamos conversar com a empresa", pontua.

 

É possível

Também presente na reunião, o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, fala que desde que não haja alterações em aspectos ambientais, a mudança de ciclovia para velódromo pode ocorrer. "A verba para a construção foi conseguida junto ao Fundo de Interesses Difusos do Estado. Vamos ter que analisar a viabilidade e enviar para eles. Caso a alteração seja autorizada, poderemos fazer", explica.

Uma das problemáticas tratadas é que será preciso analisar o solo, já que o local conta com muitas minas de água, conforme Portella. No entanto, Tute reforça que não há prazo para o desfecho da questão, já que "tudo depende de dinheiro".

 

Expectativa

O professor da escolinha e ciclista da equipe Pastorinho/Liane Alimentos/Semepp, Maurício Lobo, conta que desde 1980, quando aos 14 anos começou a dar os primeiros passos na modalidade, ele aguarda a instalação de um velódromo na cidade. "Pela história de Prudente no cenário nacional do ciclismo, a cidade merece. Não tenho dúvidas que se isso possa ocorrer. Com isso, em um ano a gente consegue formar campeão brasileiro de pista, pois o atleta treina de forma especifica. Não tem que se preocupar com carros e caminhões como na rua", pondera.

 

Recursos

Para que seja possível a construção da pista diferenciada para uso dos ciclistas, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) protocolou na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado) uma emenda parlamentar com a solicitação de uma verba de R$ 300 mil que seriam necessários para a realização da obra. "Estamos aguardando a liberação do recurso, mas vivemos uma situação de crise em São Paulo, aliás, no Brasil. Portanto, a prioridade dos recursos é para a saúde e assistência social", lembra.
Publicidade

Veja também