Cidades apostam em turismo para melhorar economia

Para otimizar potencial turístico, administrações se dedicam à elaboração do Plano Diretor, criação ou reativação do Comtur

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 12/11/2017
Horário 02:24

Quando se fala em termos de investimentos, muitos pensam na transferência de recursos prioritariamente para as áreas de educação e saúde. Entretanto, a pasta de Turismo também tem ganhado destaque no planejamento de gestão das administrações municipais, uma vez que o setor é um meio promissor para a retomada da economia diante da atual crise instalada em âmbito nacional. Não é em vão que as prefeituras da região passaram a voltar ações específicas a fim de identificar o potencial turístico de seus munícipios e, a partir disso, definir estratégias que otimizem os serviços locais e favoreçam a geração de emprego e renda. É o caso de Presidente Prudente, que deve concluir em janeiro os estudos para o seu Plano Diretor de Turismo, baseado no Relatório do Inventário Turístico realizado por pesquisadores do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rosana.

Em Pirapozinho, convencer as pessoas sobre a relevância do turismo é um dos principais desafios encontrados pela municipalidade. Desta forma, o Poder Executivo aposta, atualmente, na construção coletiva do plano local de desenvolvimento, que envolve toda a sociedade, sobretudo a classe empresarial do trade turístico e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o qual foi criado e empossado no dia 17 de “forma democrática e composto por vários segmentos relacionados”. A Assessoria de Imprensa informa que, para tanto, a administração deverá aproveitar o turismo para dinamizar ainda mais o seu comércio e evidenciar o potencial do artesanato e da Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho). Um dos objetivos é também investir na elaboração do projeto de exploração do espelho d’água formado pelas águas do Rio Paranapanema no distrito de Itororó na divisão com o Estado de Paraná, além de oferecer mais incentivo ao Terra Parque Eco Resort, que “já é considerado um dos maiores resorts do país”.

O canal aponta que, nos últimos anos, foram promovidos recapeamentos, portais, implantação de academias ao ar livre, reforma da rodoviária, entre outros, visando valorizar a infraestrutura turística do município. Ademais, foi feito contrato com a Unesp de Rosana, por meio da Fepisa (Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão) de Ilha Solteira, para a elaboração do plano local de desenvolvimento do turismo, que já se iniciou com a abertura do processo seletivo para a seleção de estagiários da área de turismo para auxiliar nos trabalhos.

 

Ações de incentivo

Em Pauliceia, uma das preocupações da diretora de Turismo e Cultura, Inês Teresinha Nicola, é fomentar o desenvolvimento turístico e cultural de forma sustentável. Nesse sentido, a pasta empenha-se na revitalização do Balneário Municipal, bem como de todo patrimônio municipal e histórico, com o propósito de “resgatar valores e buscar parcerias com o setor privado”. O contexto exigiu a reativação e reestruturação do Comtur, que estava inativo há 12 anos. Inês reforça a ideia de que tais investimentos movimentam a economia, considerando que “a crise nacional tem dificultado o acesso a novos convênios na pasta do Turismo”.

O diretor de Turismo de Teodoro Sampaio, Eliel Alves da Silva, por sua vez, comenta que a atual gestão cuida dos programas de estruturação da oferta turística; de incentivo ao Ecoturismo; de capacitação de profissionais do segmento; de estímulo à gastronomia local; de regionalização turística; de fomento à comercialização de suvenires; de marketing turístico; e de turismo tecnológico, o qual contempla a usina Alcídia e olarias. Elias acrescenta que, a princípio, a cidade pleiteia junto ao governo de Estado o direito de ser um MIT (Município de Interesse Turístico). “Com o investimento dos governos estadual e municipal e da iniciativa privada, galgaremos com certeza para transformar nosso município em estância turística”, pontua.

 

Publicidade

Veja também