Cidades investem em programação de Natal; maioria cancela réveillon

A princípio, somente Indiana e Narandiba irão celebrar a virada de 2021 para 2022 com festa pública; a maioria dos municípios está com programação natalina em curso

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 22/12/2021
Horário 04:02
Foto: Renato Batista
Em Regente Feijó, decoração natalina encanta a população
Em Regente Feijó, decoração natalina encanta a população

O final do conturbado ano de 2021 se aproxima e por conta da restrição de gastos e receio de uma nova onda de contaminação de Covid-19 por conta da variante ômicron, grande parte dos municípios da região cancelou a realização do réveillon, porém, investiu em uma programação cultural natalina. 

Foto: Renato Batista

Na região, municípios capricharam na decoração natalina, a exemplo de Regente Feijó

Em Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, a celebração da virada de ano foi descartada pelo secretário de Turismo de Prudente, Adolfo Padilha. “Não iremos ter [a festa] por uma questão de respeito às pessoas que perderam um ente por conta da pandemia. Não queremos assumir o risco diante das incertezas do vírus. Prudente foi a primeira cidade no Brasil a confirmar que não teria réveillon e nem carnaval. Catorze capitais já confirmaram que também não irão fazer”, aponta o titular da pasta. 
Em Álvares Machado, o prefeito Roger Fernandes Gasques (PSDB) relatou que a cidade não possui a cultura de realizar a festa de virada de ano por conta do aniversário da cidade, que é celebrado em 30 de novembro. “Tivemos a chegada do Papai Noel e estamos com a decoração natalina na cidade”, pontua. 
O mesmo panorama se repete em Alfredo Marcondes, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente – como já citado, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e  Teodoro Sampaio. Todas estas cidades descartaram a realização do réveillon, mas estão com programação natalina em curso. 

Alfredo Marcondes

Na cidade de Alfredo Marcondes, em meados do mês, teve a chegada da Mamãe e do Papai Noel, com distribuição de brinquedos, praça de alimentação e parque para as crianças. O evento ocorreu no parque central da cidade. Sobre o réveillon, o prefeito Celso Pirani (DEM) relatou a O Imparcial que não haverá “nada na cidade” e que em caso de alteração no cronograma entraria em contato com a reportagem. 

Martinópolis

Do dia 19 ao dia 23, segue a programação variada do Natal Iluminado 2021. No dia 19, na Praça Getúlio Vargas teve a chegada do Papai Noel e as apresentações da Banda Municipal e do Dj Messo. No dia 20, a programação foi a mesma. Ontem, a Praça Getúlio Vargas recebeu a apresentação de uma Escola de Samba; no Km 10 terá início da carreata do Bom Velhinho com distribuição de presentes. A programação é a mesma para hoje, só que ocorrerá na Represa Laranja Doce e nos assentamentos do município. Já amanhã, a Praça Getúlio Vargas volta a receber algumas atrações, entre elas, a apresentação de Mariachis, Dj Messo e a entrega de presentes pelo Papai Noel. A Prefeitura de Martinópolis chegou a divulgar um Show da Virada para o dia 31 com apresentação gospel e de talentos da cidade, porém, o evento não está confirmado.  

Mirante do Paranapanema

Em Mirante, na Praça Francisco Farias, está montada a Vila do Noel, que em meados do mês recebeu a chegada do Bom Velhinho, com apresentação da Orquestra Municipal de Viola Caipira. O secretário de Cultura e Turismo, Francisco Farias, afirmou à reportagem que tanto a virada de ano quanto o Mirante Folia foram suspensos por precaução à pandemia.  

Pirapozinho

Na última semana, a cidade de Pirapozinho teve como atração a chegada do Papai Noel na Praça Manoel Marques da Silva. Além da chegada do velho barbudo, o Trenzinho Furakão, de Presidente Prudente, fez uma carreata pela cidade e contou com a presença das danças acrobáticas e sincronizadas dos integrantes do grupo, que personificam figuras populares dos quadrinhos e da TV, como Homem-Aranha, Chaves e o personagem Fofão, famoso na década de 80. 

Presidente Bernardes

Em Presidente Bernardes ocorreu na Praça da Bandeira a campanha “Natal Para Todos”, com a arrecadação de alimentos e produtos de higiene entregues às famílias do município em condição de vulnerabilidade social. A ação contou com a presença do Palhaço Paçoca, de princesas e com a distribuição de algodão doce e pipoca para as crianças. A festa da virada de ano em Bernardes também foi cancelada.  

Presidente Epitácio

Foto: Prefeitura de Epitácio

Na Estância Turística de Presidente Epitácio - todas as segundas, quartas e sextas - segue até o dia 23 deste mês o “Natal Show’, onde pequenos carros alegóricos descem a Avenida Presidente Vargas com apresentação de dança com personagens alusivos ao Natal. O desfile encerra na antiga Estação Ferroviária, onde durante estes dias está localizada a Casa do Papai Noel. O réveillon em Epitácio está descartado, porém, os parques, a orla e as praias de água doce estarão liberados ao público normalmente, inclusive nos feriados.

Presidente Venceslau

Foto: Prefeitura de Venceslau

Em Presidente Venceslau, na região central da cidade, próximo à Praça Nicolino Rondó, está montada a “Vila Natal”, que segue até o dia 23 com diversas atrações culturais. No local, além da casa do Papai Noel, há praça de alimentação, cama elástica e a comercialização de produtos de artesãs da cidade. Não haverá festa da virada no município. 

Presidente Prudente

Foto: Prefeitura de Prudente

Na Praça do Centenário, no Parque do Povo, segue até hoje a “Vila Natal da Vida”, que conta com atrações culturais de artistas prudentino, praça de alimentação e decoração especial em alusão à época natalina. 

Rancharia

No município de Rancharia, a agenda de final de ano segue até hoje. Entre o dia 17 e 19, ocorreu, no Balneário Municipal, a Virada Cultural no 8º Encontro de Motociclistas. Nos dias 20 e 21, na Praça da Matriz, ocorreu o evento “Som na Praça”. Por fim, hoje, no Teatro Municipal Laércio Boim, ocorre a “Cantata de Natal” do Grupo Expresom. O réveillon na cidade também está descartado. 

Regente Feijó

Foto: Renato Batista

Em Regente, na última semana, ocorreu a carreata do Papai Noel, que partiu da Associação Comercial da cidade. O munícipio conta com uma bela decoração natalina sustentável feita a partir de materiais recicláveis. As praças da cidade estão repletas de luzes, encantando a população. Não haverá festa da virada. 

Foto: Renato Batista

Praças em Regente estão decoradas especialmente para o Natal

Santo Anastácio

Na cidade de Santo Anastácio, na praça central, está instalado um parquinho com brinquedos e cama elástica para crianças com distribuição de pipoca e algodão doce aos finais de semana. A programação segue até amanhã. No dia 17, a banda marcial da cidade fez uma apresentação pelo centro de Anastácio. No município também não haverá réveillon. 

Teodoro Sampaio

Foto: Prefeitura de Teodoro Sampaio

Em Teodoro, no dia 10, a cidade recebeu a chegada do Papai Noel na Praça dos Pioneiros. Não há previsão de festa da virada no município. 

Réveillon na região

Na região de Prudente, a princípio somente Indiana e Narandiba irão celebrar a virada de 2021 para 2022 com festa pública. Em Indiana, no dia 31, as atrações serão a dupla sertaneja João Lucas e Donizett e o grupo Destaque Banda Show. Já em Narandiba, não há programação natalina. A festa para o povo fica para o último dia do ano com a Banda Fonte Luminosa. 

Publicidade

Veja também