Cidades registram avarias por conta da forte chuva que atingiu região nesta segunda

Em Prudente, cidade mais afetada pelo temporal, Defesa Civil contabilizou diversas ocorrências de quedas de árvores, fios energizados, pontos de inundação e bueiros danificados

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 03/01/2023
Horário 16:19
Foto: Defesa Civil
Defesa Civil contabilizou quatro pontos de inundação e cinco de alagamento em Prudente 
Defesa Civil contabilizou quatro pontos de inundação e cinco de alagamento em Prudente 

A forte chuva que atingiu o oeste paulista na tarde desta segunda-feira deixou um rastro de avarias em alguns municípios da região, principalmente em Presidente Prudente, onde foi contabilizado o maior número de registros pelas autoridades. Informações da Defesa Civil, do 14º Grupamento de Bombeiros e da Energisa Sul-Sudeste também indicam ocorrências em Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Lucélia, Pirapozinho, Presidente Bernardes e Rosana
Em Presidente Prudente, a Defesa Civil contabilizou 21 registros de quedas de árvores, quatro pontos de inundação e cinco de alagamento, duas quedas de fios energizados, quatro vistorias em edificações, três tampas de bueiros danificadas ou retiradas pela força d’água e um poste de energia foi retirado de uma via pública após ser danificado pela tempestade. 
Em nota, o órgão relatou que nos cinco pontos de alagamento foi constatada uma grande quantidade de lixo nos sistemas de drenagem das águas pluviais. Vários galhos, sacos de lixo, cones, pneus e outros objetos foram removidos de bocas de lobo e do meio das vias públicas pelas equipes da Defesa Civil. 

Além de Prudente

Ainda de acordo com a Defesa Civil, na estrada vicinal que liga Emilianópolis a Presidente Bernardes, cinco árvores caíram e precisaram ser retiradas da via. Na zona urbana de Bernardes, foi registrada apenas a queda de uma árvore. Conforme o órgão, não houve danos materiais.  
Segundo o 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além dos estragos em Presidente Prudente, a corporação foi acionada para atender ocorrências em Adamantina, Pirapozinho e Rosana, todas sem vítimas: em Adamantina, foram registadas duas quedas de árvores; em Pirapozinho, houve o registro de quatro quedas de árvores e duas de fios energizados; já em Rosana, a ocorrência foi referente a uma embarcação que ficou à deriva no Rio Paraná.
Conforme informações encaminhadas pela Energisa Sul-Sudeste, as cidades mais afetadas pelo temporal foram Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Alfredo Marcondes e Lucélia. A maioria das ocorrências envolveu objetos lançados à rede elétrica pelos fortes ventos, além de galhos e árvores, provocando o rompimento de cabos. Segundo a concessionária, em cerca de duas horas após o temporal, a empresa já havia conseguido restabelecer a energia de aproximadamente 90% dos clientes afetados.
Em Álvares Machado, os enfeites natalinos da Praça Getúlio Vargas foram danificados pelo temporal.  Diante da situação, com intuito de manter a segurança de quem passa pelo local, a energia foi desligada e os enfeites, que iriam ser retirados na próxima segunda-feira, começaram a ser recolhidos por equipes da Prefeitura. 

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico sobre as chuvas que devem voltar a atingir o oeste paulista e outras regiões do Estado de São Paulo entre esta terça e sexta-feira. Para a região de Presidente Prudente, o acumulado de chuvas deverá ser até 120 mm. O órgão orienta que a população não enfrente inundações e enxurradas e procure abrigo em caso de tempestade com raios e trovões. 
O telefone de contato da Defesa Civil é 199. A população pode receber os informativos e alertas do órgão através do celular: basta baixar o app “Alerta SP” disponível em todas as lojas virtuais ou cadastrar o número do telefone por meio do envio de uma mensagem de texto via SMS com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Fotos: Defesa Civil

Foram contabilizados 21 registros de quedas de árvores após temporal atingir Prudente na tarde desta segunda

Houve registro da danificação de três tampas de bueiros pela força d’água em Prudente

Prefeitura de Álvares Machado

Enfeites natalinos da Praça Getúlio Vargas, em Machado, foram danificados pelo temporal e começaram a ser retirados por equipes da Prefeitura 

CONFIRA TAMBÉM:

Semana começa com alagamentos e prejuízos após temporal em Prudente

 

Publicidade

Veja também