Ciesp sedia exposição sobre atuação do Senai e Sesi em PP

No local, estão fotos e alguns objetos que retratam a parte histórica, desde a construção e implantação das escolas, até os dias de hoje; visitação aos itens expostos é gratuita

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 24/03/2017
Horário 11:27
 

Até o final do ano, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) sedia uma exposição que também comemora os 100 anos de Presidente Prudente. No local, estão fotos e alguns objetos, como motores, máquina de datilografia antiga, de curtimento de couro, entre outros, que retratam a parte histórica, desde a construção e implantação das escolas, até os dias de hoje do Sesi (Serviço Social da Indústria) CAT Belmiro Jesus e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - ambas entidades com unidades atuantes na cidade. A visitação é gratuita.

Jornal O Imparcial Fotos e alguns objetos, de ambas as entidades, retratam suas trajetórias na cidade

De acordo com Wadir Olivetti Junior, diretor do Ciesp, o centro está atendendo a um pedido do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) para que a sociedade civil promovesse alguma ação alusiva ao centenário do município.

"Além de mostrar um pouco da história dessas duas instituições, que servem tanto a comunidade quanto o trabalhador, queremos expor a importante participação de ambas, tanto na área educacional básica como técnica, proporcionando qualificação e a inserção de milhares de pessoas, de todas as faixas etárias, no mercado de trabalho. A ideia é aproximar a sociedade dessas escolas e mostrar todo o trabalho que desenvolvem", destaca o diretor do Ciesp.

Segundo o diretor do Sesi, Carlos Roberto Vioto, a exposição apresenta, principalmente em fotos, um pouco da história da escola desde a época da construção da unidade, quando o Parque Furquim, onde o CAT está localizado, era bem diferente de hoje. Conforme ele, isso lá por volta de 1978/79 quando foi iniciada a construção. Para em 1982 começar suas atividades.

Ele destaca que essa exposição é importante, pois mostra a evolução e, aonde quer que estejam as unidades do Sesi, a busca por transformar a sociedade na área educacional, esportiva, de lazer e entretenimento. "É gratificante ver ex-alunos do Sesi, ou fizeram algum curso profissionalizante conosco, atuando nas mais diversas áreas. Entendemos que fizemos e fazemos parte da história de Prudente, mudando o cenário, interferindo no cotidiano tanto do trabalhador da indústria quanto da comunidade. Nada mais justo que homenagearmos o centenário da cidade, pois, fazemos parte dessa história!", exclama o diretor do Sesi.

 

Bodas de Argila


"O Senai atua em Prudente há 52 anos! Acompanhamos ao longo dessas décadas todo o avanço e investimentos nas áreas tecnológicas e o que presenciamos é uma procura cada vez maior das pessoas pela escola em busca de acompanhar a demanda do mercado. Para isso, temos ambas as partes, técnica e tecnológica, atualizadas para atender os empresários nas áreas. O curso de qualificação técnica, além de qualificá-lo, o norteia tanto como profissional quanto cidadão para ingressar com sucesso no mercado de trabalho. É um prazer muito grande podermos contribuir com o centenário dessa cidade", acentua o diretor do Senai de Presidente Prudente e responsável pelas escolas da região, Sebastião Roberto de Andrade.

O diretor destaca com orgulho, que até hoje já foram feitas 137.640 matrículas entre cursos técnicos, de aprendizagem industrial e qualificação profissional.

 

Entidades que somam!

Ambas as entidades, Senai e Sesi somaram nesses 100 anos de Presidente Prudente. Conforme o site do Senai (presidenteprudente.sp.senai.br) para conseguir uma boa qualificação profissional e poder disputar as vagas no mercado de trabalho pode-se contar com um dos cursos oferecidos pela unidade de Presidente Prudente, que tem uma grande quantidade em várias áreas diferentes de atuação que visam ajudar as pessoas a ter mais chances de obter um bom emprego.

Alguns deles são: mecânico automobilístico, mecânico de usinagem, técnico de química, construtor de imóveis, técnico de eletroeletrônica, construtor de móveis, eletricista de manutenção, dentre outros.

A unidade prudentina também oferece alguns cursos gratuitos, sendo eles: tecnologia da informação, alimentos e bebidas, saúde e segurança no trabalho, administração industrial, automação de manufatura, madeira e mobiliário, refrigeração e climatização, couro e calçados, gestão de rh, construção civil, eletroeletrônica, marketing, têxtil e vestiário entre outros.

Além destes, também é possível fazer um dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) como cuidador de idosos, eletricista de autos, operador de computador, recepcionista, informática, etc.

O Sesi é uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país. Exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros. É, também, parceiro das empresas, fornecendo apoio ativo na implantação e desenvolvimento de projetos de benefícios sociais para funcionários.

 

 

SERVIÇO

Aos interessados a visitação do público à exposição no Ciesp é gratuita e pode ser feita em horário comercial, das 8h45 às 11h30 e das 13h às 17h30. O endereço é: Avenida 11 de Maio, 2.501, Jardim Marupiara, Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3222-1488.

 
Publicidade

Veja também