Ciop implanta políticas para combater assédio no ambiente de trabalho

Programa tem como principal objetivo orientar funcionários sobre o assunto e dar diretrizes para o enfrentamento de possíveis casos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/11/2021
Horário 14:44
Foto: Cedida
Funcionários assistiram a uma palestra sobre as características do assédio e do assediador
Funcionários assistiram a uma palestra sobre as características do assédio e do assediador

Na manhã desta terça-feira, o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) convocou todos os servidores para a apresentação da Política Anti-Assédio. A ação tem como principal objetivo orientar os funcionários e dar diretrizes para o enfrentamento de possíveis casos.

No lançamento do novo programa, os funcionários assistiram a uma palestra e receberam orientações sobre as características do assédio e do assediador e também entenderam a diferença entre assédio moral e assédio sexual. Segundo a palestrante Valderes Maria Romera, há uma grande dificuldade de interpretação que dificulta a identificação de assediadores e também a denúncia e, consequentemente, o combate.

De acordo com Heloísa Cuvulo, diretora executiva do Ciop, o encontro marca o início de uma série de ações que serão desenvolvidas com todos os colaboradores. No início das apresentações, a diretora frisou a preocupação do consórcio com a conduta anti-assédio e proteção aos servidores. 

Serão entregues ainda cartilhas aos funcionários e um novo canal de comunicação será criado para otimizar e facilitar possíveis denúncias. O canal será implantado no site do consórcio para facilitar o acesso de todos os servidores. As redes sociais do órgão também iniciarão a divulgação de materiais educativos com o tema proposto.

O Ciop conta com mais de 640 funcionários e mais de 1 mil prestadores de serviço credenciados. Esses profissionais desenvolvem atividades em todo o oeste paulista, auxiliando o poder Executivo nas mais diversas atividades. 

Para 2022, a diretoria do Ciop projeta outras ações educativas que farão parte de um programa de educação continuada.

Veja também