O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) representaram a região no 67º CEM (Congresso Estadual dos Municípios), realizado entre terça e quinta, na Arena Mercado Livre Pacaembu, em São Paulo. O evento, organizado pela APM (Associação Paulista dos Municípios), buscou aproximar gestores e apresentar ideias e soluções aos municípios e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e federais, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-presidente Michel Temer.
O estande montado em parceria com a Unipontal para o congresso recebeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do oeste paulista, além de parceiros e prestadores de serviços, promovendo um espaço de conexão e troca de experiências. Para a presidente do Ciop e prefeita de Caiabu, Suelen Mative (Republicanos), o 67º CEM foi uma oportunidade de mostrar a importância da união entre os municípios para gerar economia e otimizar resultados.
“Estamos levando muitas coisas boas para a nossa região. Fizemos importantes contatos com novos parceiros, que vão trazer ainda mais opções de equipamentos, produtos e serviços para aumentar o leque de facilidades aos gestores com menos burocracia, mais resultados e mais tempo para governar”, complementa.
Um dado de destaque na fala da presidente durante uma das palestras do congresso foi a economia média de 32% alcançada nos pregões realizados pelo consórcio no ano passado. “Trabalhar em consórcio possibilita redução de custos para os municípios por causa das compras compartilhadas e o acesso a condições que, dificilmente, uma Prefeitura consegue sozinha. Isso despertou o interesse de prefeitos e vereadores que buscam soluções para os desafios de suas cidades. E o consórcio está aqui para ajudar a resolver isso com uma equipe técnica e apoio jurídico”, reforça Suelen.
A prefeita de Iepê, Marta Stonis (União), também compareceu ao CEM e destacou a importância de unir forças para otimizar a gestão: “Estamos aqui para nos conectar e entender como gerir melhor nossos municípios. E vemos que estar no consórcio facilita muito a nossa gestão, pois desburocratiza o processo e facilita a vida do gestor”.
Homero Lins (PSD), prefeito de Rancharia, reforçou os benefícios do consórcio: “Além de facilitar os processos de contratação de mão de obra, desde a mais básica até a especializada, a adesão às atas do consórcio agiliza a aquisição de equipamentos, insumos e materiais”, conta.
A diretora executiva do Ciop, Heloisa Cuvolo, considerou a participação do consórcio no congresso muito positiva, principalmente pelo interesse de novas prefeituras. “Três prefeituras — Marabá Paulista, Pracinha e Caiuá — manifestaram interesse em se juntar a nós. Elas estão chegando para somar forças e fortalecer ainda mais essa união em prol do oeste paulista”, celebra.
O Ciop é um consórcio que une municípios para desburocratizar a contratação de colaboradores, equipamentos, insumos e materiais. "Assim, os municípios conseguem suprir suas necessidades com mais economia, gerando redução de custos aos cofres públicos", diz. Atualmente, 35 municípios do Oeste Paulista compõem o Ciop.
"Qualquer gestor que deseja fazer parte dessa parceria pode entrar em contato pelo telefone (18) 3223-1116 ou pelo e-mail [email protected] para iniciar as tratativas e entender como o consórcio pode auxiliar seu município", aponta.