O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) promoveu, na sexta-feira, o 1º Encontro Anual de Consorciados, no Centro de Eventos de Anhumas. O encontro reuniu cerca de 200 lideranças de 40 municípios do oeste paulista, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais, com o objetivo de estreitar o diálogo institucional e apresentar o portfólio de serviços da entidade, que desde 2013 atua na gestão compartilhada de áreas estratégicas como saúde e educação.
Após a apresentação institucional, o evento contou com mesas de trabalho setoriais. Os gestores tiveram atendimento direto com responsáveis pelos departamentos de Saúde, Educação, Recursos Humanos, Licitações, Credenciamento, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, permitindo o esclarecimento de dúvidas técnicas e o encaminhamento de demandas específicas de cada localidade.
O presidente do Ciop e prefeito de Anhumas, Adailton Menossi (PSD), destacou que o encontro cumpre um papel fundamental de transparência e eficiência. “Muitas vezes focamos em uma única área e não percebemos a ampla gama de soluções que o consórcio oferece. Este é o momento de conhecermos a fundo as ferramentas que podem otimizar as gestões municipais”, pontuou.
Menossi ressaltou ainda o caráter consultivo do evento: “Estamos aqui para mostrar resultados, mas também para receber novas demandas. Conversei, por exemplo, com o prefeito de Rosana sobre a viabilidade do Ciop assumir a gestão da limpeza pública e coleta de lixo local; agora vamos trabalhar para concretizar esse apoio”.
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), liderança regional na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), também prestigiou o evento e enalteceu a força do associativismo. “É uma imensa alegria ver a união de quase 40 municípios em busca de um cuidado maior com a população. O Ciop entrega resultados práticos no dia a dia e este movimento de aproximação é essencial”, afirmou.
Para os gestores que utilizam os serviços na ponta, como a secretária de Saúde de Iepê, Kellen Lira, a parceria é estratégica. “A troca de experiências aqui foi valiosa. Os serviços do consórcio são fundamentais para o cotidiano das prefeituras; hoje, é praticamente impossível realizar uma gestão eficiente sem o suporte técnico do Ciop”, avaliou.
O encontro também foi uma oportunidade para estreitar laços com municípios que ainda não fazem parte do consórcio. Como é o caso de Piacatu (SP), cidade com cerca de 5.500 habitantes, que demonstrou interesse em aderir ao Ciop para buscar soluções em algumas demandas da gestão.
O secretário de governo municipal, Paulo Lima, esteve presente representando o prefeito Ricardo Lemes (PSD). "Conhecemos muito bem a eficiência e a qualidade do consórcio. Nosso município precisa desse apoio e tenho certeza de que essa adesão vai beneficiar e muito a nossa população", destaca.
Fundado em junho de 2013, o Ciop surgiu inicialmente para organizar os serviços de saúde regional, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Presidente Prudente. Ao longo desses 13 anos, expandiu sua atuação para diversas frentes, incluindo o fornecimento de profissionais de apoio para a educação especial e gestão de infraestrutura.
Atualmente, o consórcio conta com cerca de 1,4 mil profissionais e mais de 1,2 mil empresas credenciadas, atendendo a uma população estimada em mais de 800 mil habitantes distribuídos em 38 municípios do oeste paulista.