Circuito Sesc de Artes chega a 6 cidades da região

Todas as apresentações ocorrem em espaços públicos", declara o coordenador regional do evento, Antônio Carlos Bitram.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2013
Horário 09:49
Entre os dias 7 e 23 de junho, o Sesc realiza o Circuito Sesc de Artes 2013, que irá percorrer 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, com uma programação cultural diversificada e itinerante. Adamantina, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Lucélia, Osvaldo Cruz e Tupã são as cidades da região que recebem as atrações entre os dias 21 e 23, sexta-feira a domingo. O evento foi lançado na tarde de terça-feira no Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP), e contou com 15 representantes dos municípios e da coordenação do Sesc Thermas.

Em cada dia, serão atendidas duas cidades. "Essa é uma oportunidade para as pessoas se deslocarem para acompanhar mais de uma programação. Todas as apresentações ocorrem em espaços públicos", declara o coordenador regional do evento, Antônio Carlos Bitram. Tupã e Lucélia recebem as atividades no dia 21, sexta-feira, a partir das 17h30. Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz sediam as ações no segundo dia, sábado, dia 22, a partir das 17h30, enquanto Adamantina e Presidente Venceslau são atendidas no domingo, dia 23, com início às 16h30.

As cidades da região têm dois roteiros de programação diferentes. Presidente Epitácio, Tupã e Adamantina recebem o espetáculo teatral "Rádio Show", que relembra os antigos auditórios de rádio e mistura elementos de todas as peças do grupo Banda Mirim; o circo "Yo Si Tu No, Um Elogio a Bobagem", com André Sabatino e Mauro Braga; o trabalho audiovisual "O Várzea Ilustrada", em que um grupo de artistas realiza a produção e a manipulação de imagens em tempo real; o projeto de cinema "Desligue a Tecla Mute", que traz intervenções sonoras em filmes silenciosos; e a cantora e compositora Flora Matos, uma das revelações do hip hop nacional. A cantora Negra Li faz uma participação durante esta última atração.

Já para Lucélia, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau estão programadas as apresentações do teatro "Relampião", que traz histórias do cangaceiro Lampião combinadas com situações do cotidiano atual; do circo "The Bigosty Show’s", que retoma os showmans que fizeram sucesso nos anos 40 e 50; da instalação audiovisual "Surfluz", onde o público pode interagir com luzes de LED infravermelho sobre uma tela; do projeto de cinema "Desligue a Tecla Mute", também presente no outro roteiro; e da cantora Paula Lima, com seus trabalhos que vão do soul ao rock e samba com naturalidade.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "o Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que contribui para a difusão e democratização da cultura no Estado". Ele afirma que "a fórmula deu tão certo que, devido ao sucesso das edições anteriores, em 2013 o Circuito alcança mais cidades, com mais roteiros de programação, levando arte, cultura a espaços públicos, proporcionando às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística", destaca.

O Circuito Sesc de Artes é um projeto desenvolvido pelo Sesc que leva atividades nas diversas linguagens artísticas para centenas de cidades do Estado, prioritariamente em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais. Toda a programação ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio local e com entrada gratuita. O objetivo principal é democratizar o acesso aos bens culturais e promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens. (Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)
saiba mais

HISTÓRICO

A edição 2012 percorreu 88 cidades com mais de 58 atrações. O evento tem como marco inicial o projeto Lorca na Rua, realizado em 1998. A proposta se intensificou entre 2002 e 2007, com as itinerâncias das programações de quatro edições da Mostra Sesc de Artes. A partir de 2008, esta ação itinerante torna-se independente da programação das mostras e passou a adotar a atual denominação, Circuito Sesc de Artes, com a realização anual a partir de 2010.
serviço
CIRCUITO SESC DE ARTES


Dia 21, sexta, a partir das 17h30, em Tupã e Lucélia.

Dia 22, sábado, a partir das 17h30, em Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz.

Dia 23, domingo, a partir das 16h30, em Adamantina e Presidente Venceslau.

Grátis.
Publicidade

Veja também