Circuito SP: A Milionária

Peça, que será apresentada no Teatro Paulo Roberto Lisboa, é a primeira de outras que virão vinculadas a um projeto do Estado que pretende descentralizar ações culturais

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 07/12/2019
Horário 06:05
Divulgação: Peça é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo (a partir das 19h)
Divulgação: Peça é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo (a partir das 19h)

Hoje, Presidente Prudente será agraciada pela apresentação da peça teatral “A Milionária”, de Bernard Shaw, às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo). A peça faz parte do Circuito SP, programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de apresentações e ações formativas com profissionais de comprovada relevância.

De acordo com o produtor cultural da Secult (Secretaria de Cultura) de Presidente Prudente, Denilson Biguete, Presidente Prudente preencheu o edital para participar do circuito e foi uma das comtempladas no biênio 2019/2020. “A milionária será a primeira peça de uma extensa programação gratuita. Você tem a certeza de que virão espetáculos selecionados, com a chancela de uma curadoria que as aprovou”, salienta.

 

SOBRE A PEÇA

A MILIONÁRIA

Com direção de Thiago Ledier, o espetáculo faz parte de um projeto do grupo Círculo de Atores para transformar o autor mais popular entre a plateia brasileira.

A Milionária começa com Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa, reunindo-se com seu advogado para discutir seu provável suicídio. Pretende redigir seu testamento e deixar toda sua fortuna para seu marido, como punição por infidelidade. Seu casamento fora resultado de um desafio. Seu finado pai, por quem Epifânia tem fixação assumidamente edipiana, impôs uma condição: para se casar com ela o marido deveria receber uma quantia inicial razoável e, em seis meses, transformá-la em uma fortuna. O marido, boxeador e esportista, vence o desafio através de manobras financeiras e - ironia suprema - pela produção de uma peça teatral. Apesar disto, Epifânia perde o interesse por ele. Após jogar escada abaixo um amigo que ofendera a memória de seu pai, encontra um médico muçulmano, filho de uma lavadeira, por quem se apaixona. Para sua surpresa, ao propor casamento ao médico, é informada que sua humilde mãe, uma lavadeira, também impôs um desafio como condição à mulher que desejasse desposá-lo: a pretendente deveria receber uma quantia miserável e sobreviver, unicamente através do seu trabalho, durante seis meses. Só assim seria merecedora da mão do filho. Ao aceitar o desafio, Epifânia começa um movimento irresistível, desvendando o modo de agir e pensar de sua classe social, poucas vezes retratada em cena.

 

(((SERVIÇO)))

O evento será realizado com entrada gratuita, respeitando a capacidade de público do local. Os ingressos serão disponibilizados 1 hora antes do evento, no balcão de informações do Centro Cultural Matarazzo.   

 

No mesmo dia haverá uma oficina:

Oficina: O Teatro de Ideias – Por que tememos o humor de Shaw?

Público alvo – público em geral (idade mínima 16 anos)

Data – 07/12/2019

Horário – 15h às 17h

Oficineiros: Sérgio Mastropasqua e Thiago Ledier

Local: “Armazém” - Centro Cultural Matarazzo

Inscrições – 30/11 a 06/12/2019

Vagas – 50 vagas


 

Publicidade

Veja também