Cirsop aprova publicação da consulta pública do projeto de concessão do manejo de resíduos sólidos

Consórcio cumpre rito legal para lançamento da licitação que escolherá a futura concessionária que vai assumir a gestão dos serviços dos 10 municípios participantes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/03/2024
Horário 07:00
Foto: Cedida
Cirsop aprovou consulta pública em assembleia realizada em Álvares Machado nesta terça
Cirsop aprovou consulta pública em assembleia realizada em Álvares Machado nesta terça

Na assembleia geral do Cirsop (Conselho Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), realizada nesta terça-feira (26), em Álvares Machado, foi aprovada pelos prefeitos presentes a documentação final que será publicada para consulta pública, cumprindo o rito legal para o lançamento da licitação que escolherá a futura concessionária que vai assumir a gestão dos serviços de resíduos sólidos dos 10 municípios participantes. 

Segundo o Cirsop, a consulta pública vai disponibilizar o projeto para conhecimento da sociedade. Os objetivos são dar transparência ao processo e colher sugestões de aperfeiçoamento. Os documentos serão publicados no site do Cirsop: https://cirsop.sp.gov.br no dia 2 de abril e vão ficar disponíveis para contribuições da sociedade por 30 dias. 

Durante o período de consulta pública haverá uma audiência pública para apresentações e esclarecimentos finais antes da publicação do edital. O projeto que estrutura a concessão dos serviços de manejo dos resíduos sólidos irá beneficiar os municípios de Álvares Machado, Caiabu, Paraguaçu Paulista, Martinópolis, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Santo Expedito. 

O processo licitatório vai selecionar a empresa que irá assumir, a partir de 2025, os serviços de coleta (exceto Presidente Prudente), transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos comuns gerados nas residências e nos resíduos de grandes geradores equiparados a doméstico nos 10 municípios pelo período de 30 anos, no modelo de contrato de concessão, que será supervisionado pelo Cirsop e pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).

Aproveitamento dos resíduos 

Com esse contrato, os municípios passam a cumprir as exigências determinadas pelas legislações federal e estadual de máximo aproveitamento dos resíduos por meio de compostagem, reciclagem, aproveitamento energético e outras destinações. 

O projeto também prevê a valorização das cooperativas e associações de catadores e a implantação de programa de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância de se reduzir a geração de resíduos e de contribuir com a coleta seletiva. A futura concessionária terá que fazer investimentos em novas estruturas, como uma central de tratamento, e atingir as metas definidas por lei para a região, entre elas, a de reduzir 14,4% no volume de resíduos aterrados no décimo ano de concessão e aumentar a recuperação de recicláveis, que hoje não alcança 5%, para 14,9%. 

Financiamento FEP Caixa

A estruturação da concessão está sendo financiada pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP Caixa), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SEPPI), vinculada à Casa Civil da Presidência da República e apoio do Ministério das Cidades. Esse Fundo apoia diversos projetos de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, estimulando a formação de consórcios para alcançar soluções regionais integradas.

Publicidade

Veja também