Cirurgião plástico de Prudente participa de mutirão de reconstrução de mamas em pacientes do SUS

Denis Calazans vai ao Hospital de Base de São José do Rio Preto para cirurgias que pretendem antecipar em 8 meses a fila de espera de 30 pacientes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2024
Horário 17:10
Foto: Hospital de Base
Hospital de Base de Rio Preto é referência em cirurgia plástica
Hospital de Base de Rio Preto é referência em cirurgia plástica

Pela primeira vez no Estado de São Paulo, 40 renomados cirurgiões plásticos unem-se em mutirão para operar as mamas de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Dentre eles, o importante cirurgião plástico de Presidente Prudente, Denis Calazans, ex-presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), que contribuirá de forma voluntária com seus conhecimentos no evento.

Os profissionais virão de quatro Estados para se juntarem a seus colegas do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto (SP). Chamado Recmama, este evento acontece nesta quinta, sexta e sábado, tendo, além do mutirão de cirurgias, o Simpósio de Reconstrução Mamária.

“É muito nobre este papel social do Recmama, em que a doação deste grupo de cirurgiões plásticos beneficia mulheres com diferentes patologias mamárias com o que há de vanguarda cientifica. E o local não poderia ser outro: Hospital de Base de São José do Rio Preto, verdadeiro celeiro científico na formação de cirurgiões plásticos. Orgulho do interior de São Paulo para o Brasil”, ressaltou o prudentino Denis Calazans, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Por ser referência em cirurgia plástica, o Hospital de Base de Rio Preto foi escolhido para ser a primeira instituição paulista a sediar o Recmama, evento realizado há 11 anos, sempre em março, em comemoração ao mês da mulher.

“É uma iniciativa de importância social relevante que, felizmente, deu bastante certo, na qual renomados cirurgiões plásticos e professores do Brasil e do mundo reúnem-se de forma voluntária em benefício das pacientes do SUS”, explica o cirurgião plástico Antonio Roberto Bozola, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rio Preto e coordenador desta 12ª edição.

Nesta edição no Hospital de Base, o Recmama terá cunho científico também, pois o simpósio irá proporcionar aos médicos a troca de conhecimento e o acesso às principais inovações e estudos por meio do Simpósio de Reconstrução Mamária.

Redução da fila de espera

Na sexta-feira, naquele que os médicos batizaram como o Dia da Boa Vontade (e Dia Internacional da Mulher), começa o mutirão de cirurgias de reconstrução mamária, que vai antecipar em oito meses a fila de espera destas 30 pacientes do SUS. Os procedimentos serão realizados em uma das 12 salas do Centro Cirúrgico do HB de Rio Preto, o maior do interior paulista.

Além de reconstruções tardias e imediatas, serão feitas também pigmentações de aréolas. Desde a primeira edição do Recmama, em 2013, em João Pessoa (PB), foram operadas mais de 210 mulheres.

“Estamos orgulhosos de sediar a edição de 2024 do Recmama e Dia da Boa Vontade. A escolha para que o HB seja o primeiro hospital do Estado de São Paulo a ter o evento reforça nosso compromisso e referência em saúde, em especial, a da mulher”, completa a diretora administrativa do Hospital de Base de Rio Preto, Amália Tieco.

Mobilização de profissionais

Esta 12ª edição mobilizará mais de 100 profissionais, os 40 cirurgiões e equipe multidisciplinar formada por psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e até tatuadores especializados em reconstrução da aréola mamária.

“A reconstrução mamária é um procedimento que vai muito além da estética: é um cuidado com a saúde mental e física da mulher. O Recmama foi criado pela boa vontade de renomados cirurgiões que, juntos, devolvem a dignidade a essas mulheres e ainda intensificam seus conhecimentos. É um ganho mútuo para toda a sociedade”, afirma Antônio Roberto Bozola, professor chefe e regente do serviço de cirurgia plástica do HB.

Em média, o HB realiza 18 reconstruções mamárias por mês. “O objetivo do encontro é agilizar fila de espera ao atender um número maior de mulheres. Ficamos gratos por tantos profissionais de medicina se disponibilizarem a sair de seus Estados, e até países, utilizando recursos próprios, para operarem de forma gratuita. Além da autoestima, nossas pacientes se sentem mais felizes, pois sabem que superaram a fase mais difícil do tratamento e podem retomar suas vidas”, completa Ítalo Bozzola Filho, professor e cirurgião plástico do HB, responsável pelo ambulatório de reconstrução mamária.

No HB, são feitas, todos os anos, cerca de 2.200 cirurgias plásticas, dentre elas tumores de pele, reconstrução e redução de mamas, traumas de face, de mão, escaras, feridas, plástica de nariz, de abdome, de face, doenças congênitas, reconstrução de orelhas, além de sequelas de queimaduras, dentre outras, tanto pelo SUS quanto convênios.

O serviço de cirurgia plástica nasceu junto com o centro cirúrgico do Hospital de Base numa cirurgia, dentre as duas primeiras da história, de fissura labiopalatina, em 1971. A partir daí, o serviço se desenvolveu e, em 1982, foi fundado o centro de treinamento de residentes da cirurgia plástica. Atualmente, o HB realiza praticamente todos os atos de cirurgias plásticas estéticas (correção de anatomia imperfeita) e reparadoras (reconstrução da anatomia perdida), atendendo todos os tipos de pacientes do SUS, convênio e particular, dependendo do procedimento.

Publicidade

Veja também