City Tour Code: Secult oferece passeio a pontos turísticos de PP

Participantes puderam conhecer hoje as instalações do Matarazzo, IBC, Sanbra, Estação Ferroviária, Praça 9 de Julho, catedral e o museu 

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 14/09/2021
Horário 16:51
Foto: Weverson Nascimento
Participantes puderam conhecer as instalações do Centro Cultural Matarazzo
Participantes puderam conhecer as instalações do Centro Cultural Matarazzo

No aniversário de 104 anos de Presidente Prudente, comemorado hoje, os pontos turísticos que marcaram a transformação da cidade foram percorridos através do City Tour Code, uma atividade promovida pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura). O ponto de partida foi o Centro Cultural Matarazzo, uma das primeiras grandes referências comerciais e industriais da região, e na sequência os participantes puderam conhecer as instalações do IBC Centro de Eventos, chaminé e galpões da Sanbra, Estação Ferroviária, Praça Nove de Julho, Catedral São Sebastião e o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.
A coordenadora do museu prudentino, Valentina Romeiro, explica que os presentes puderam conhecer alguns pontos históricos e importantes para evolução do município, que contam um pouco dos 104 de Prudente. “Os locais escolhidos são pontos turísticos e históricos da cidade. Hoje, um patrimônio tombado e preservado não tem valor se ele não for utilizado ou contar com pessoas. Então, a importância dessa atividade é mostrar para população a relevância desses espaços para evolução e história da cidade”, explica.

De volta ao passado

Durante o percurso do City Tour Code, o usuário posicionava seu celular ou tablet – com acesso à internet e compatível com a ferramenta QR Code – em direção aos códigos fixados em placas e automaticamente baixava as informações dos locais. Contudo, guias da Secult também foram contando as peculiaridades dos espaços e histórias que aconteceram nos locais. 
Para abrilhantar ainda mais o percurso, os participaram seguiram viagem no ônibus carinhosamente chamado de Apogeu. O veículo, da década de 1970, pertence à Empresa de Transportes Andorinha, que também faz parte da história da centenária Presidente Prudente.
A ideia do passeio urbano é que ele seja realizado pelo menos uma vez no mês, explica Valentina. “Através destes passeios, as pessoas poderão ter um olhar diferenciado dos locais históricos da cidade. Muitas pessoas passam por estes locais todos os dias, mas não sabem a relevância daquela estrutura ou a importância dela para o desenvolvimento de Prudente. Então, a gente quer proporcionar conhecimento às pessoas”. 
Além do apoio da Andorinha, o projeto conta com a parceria da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, que sugeria a criação de um guia virtual com informações sobre a história, arquitetura e curiosidades dos prédios. O City Tour Code em comemoração ao aniversario da capital do oeste paulista contou com inscrições adiantadas e seguiu todos os protocolos de segurança sanitária. 

Weverson Nascimento

Ônibus Apogeu, da década de 70, percorreu os principais pontos turísticos e históricos da cidade

Publicidade

Veja também