Colecionador é apaixonado por antiguidades

Ele já manteve uma Escola de Meio Ambiente, em que alunos visitavam o espaço e aprendiam detalhes e curiosidades sobre seu museu e os animais que viviam em seu zoológico

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 29/04/2017
Horário 10:55
 

Nascido em Bragança Paulista, Tadeu Martins veio para Presidente Prudente em 1962. O pai era oficial de justiça e ele acabou entrando no Segundo Cartório de Registros de Imóveis em 1963, aposentando-se há dois anos como tabelião do Segundo Cartório de Notas, em Campinas (SP). A paixão por antiguidades é sua formação e desde criança ele já guardava coisas e nutria um amor e respeito pela natureza. Na época da EMA (Escola de Meio Ambiente), dividia isso com outras pessoas, especialmente com crianças/alunos que visitavam o espaço e acompanhados de um monitor recebiam explicações, detalhes e curiosidades de cada peça do museu e sobre os animais que viviam em seu zoológico.

Jornal O Imparcial Ele que já manteve um zoológico em vivo, infelizmente, hoje tem 270 animais empalhados espalhados pela casa

Segundo Tadeu, infelizmente, hoje ele tem apenas um verdadeiro safari com 270 animais empalhados (de épocas em que a prática era permitida). Um espaço que dói no coração por ver lindos animais como leão, onça preta e pintada, tamanduás, papagaios, tucanos, jacaré, cobras, macacos, todos empalhados. Mas, que enternece o coração pela beleza da natureza que um dia teve vida!

No mesmo local estão catálogos com nomes e números de espécies e variedades existentes de aves raras, sementes, árvores. "Vivo em um paraíso. Mas, este espaço tem tudo a ver com a frase de Leonardo da Vinci: ‘Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade’", acentua Tadeu.

Outro espaço nostálgico lembra uma oca indígena, de terra batida e alguns itens originais da aldeia Dom Bosco, em Primavera do Leste (MT) e de uma tribo de Guaranis, de Dourados (MS), como tambor, cestos, máscaras, cocar, entre outros.

 

Mãe natureza

A chácara de Tadeu tem mais de 500 espécies de plantas em geral, 65 tipos de árvores nativas, 62 frutíferas, diversos tipos de ervas medicinais que onde nascem, crescem. É um verdadeiro paraíso. "É comprovado cientificamente que o princípio ativo de qualquer remédio contra o câncer é uma planta chamada avelós. Para se ter uma ideia da sua eficácia, no estágio inicial/leve, de um câncer, uma gota em um copo d’água, três vezes ao dia é o suficiente. Eu a tenho aqui e estou fazendo várias mudas. Podem pesquisar que vocês saberão do que estou falando", comenta o tabelião aposentado.

Conforme Tadeu, tem uma outra árvore, a moringa oleifera, que veio para o Brasil para suprir a falta de vitaminas dos nordestinos. "Um galhinho dela equivale a três laranjas. Ela tem um sabor maravilhoso, rica em ferro, fósforo, enxofre, etc", destaca orgulhoso o homem da natureza.

Seus hábitos alimentares são de acordo com a sua vida em meio a uma natureza deslumbrante. Ele diz que é preciso abrir mão de muitas coisas para viver assim, mas enfatiza que "tem mais do que o suficiente que um ser humano precisa para sobreviver. Tudo que existe na fauna e flora ele tem ali, à sua disposição!

 
Publicidade

Veja também