Coletores da Prudenco promovem paralisação pelo 13º; empresa confirma pagamento nesta semana

Período de recuperação financeira e fiscal decorrente de ajustes estruturais necessários para garantir sustentabilidade da empresa exigiu reprogramação financeira

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 01/12/2025
Horário 12:08
Foto: Reprodução/redes sociais
Manifestação pacífica envolvendo coletores em prol ao 13º terceiro salário ocorreu nesta segunda
Manifestação pacífica envolvendo coletores em prol ao 13º terceiro salário ocorreu nesta segunda

Trabalhadores da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) divulgaram na manhã desta segunda-feira, nas redes sociais, imagens de uma ação, definida de “paralisação pacífica”, envolvendo coletores de lixo da empresa, em Presidente Prudente, “em prol ao 13º terceiro salário”, cujo pagamento se encontra atrasado. 

Em nota, a companhia informou à reportagem que, com relação a manifestação dos coletores, uma nota do Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo) indica que o encontro se tratou de “apenas uma reunião com os trabalhadores para tirarem dúvidas e darem esclarecimentos”. “Nesta reunião já ficou acordado que a primeira parcela será paga ainda nessa semana, possivelmente amanhã, 2 de dezembro”, afirmou a Prudenco.

A companhia pontua que atravessa um período de recuperação financeira e fiscal, decorrente de ajustes estruturais necessários para garantir a sustentabilidade da empresa. “Ao assumir a administração da empresa, a atual Diretoria e Conselho de Administração se depararam com uma situação financeira bastante delicada, com dívidas de depósitos do FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] dos trabalhadores e contribuições previdenciárias, que não vinham sendo pagas há mais de dois anos”, alegou.

“Em razão desse cenário em que as receitas da empresa, por estarem desatualizadas, vinham impedindo a empresa de honrar seus compromissos fiscais em dia, a atual administração engendrou esforços primeiramente no sentido de regularizar toda a situação fiscal da empresa, bem como do FGTS, o que somente pôde ser finalizado exatamente em 28 de novembro”, detalha a Prudenco.

“Tal êxito abriu caminho para que a empresa busque receitas atualizadas e recursos, suficientes para a sua efetiva sustentabilidade, o que por sinal já está sendo providenciado. Todas as dificuldades delineadas exigiram dispêndios de valores expressivos e inadiáveis, de forma a tornar inevitável uma reprogramação financeira dos pagamentos dos compromissos, em especial no que diz respeito ao 13º salário”, complementou.

“Dessa forma, cabe esclarecer aos funcionários e toda a população que, em razão das regularizações das pendências fiscais oriundas de gestões passadas, será possível honrar o pagamento do 13º salário dos empregados públicos da companhia até o dia 20 de dezembro ou no primeiro dia útil subsequente”, anunciou. “A Prudenco reforça seu compromisso com a transparência e com o respeito aos seus colaboradores, esclarecendo que está trabalhando incessantemente na regularização da empresa, no que vem obtendo êxito, mantendo-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, concluiu a empresa.
 

Publicidade

Veja também