Com 1.978 exames realizados, carreta oferece mamografia gratuita até este sábado em Prudente

Serão 50 atendimentos nesta sexta e outros 25 no último dia; unidade móvel fica no estacionamento do Hospital de Esperança

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/05/2023
Horário 18:00
Foto: Mariana Padovan/Secom
Carreta oferece exames gratuitos de mamografia em Prudente
Carreta oferece exames gratuitos de mamografia em Prudente

Em Presidente Prudente, os atendimentos da carreta do programa "Mulheres de Peito", resultado da parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Secretaria de Estado da Saúde, se encerram neste sábado. A cidade recebeu a unidade móvel no dia 14 de março e, desde então, foram realizados 1.978 exames, conforme balanço de atendimentos efetuados até esta quarta-feira.

Para as mulheres que ainda têm interesse, o serviço nesta sexta vai das 8h às 17h, quando serão oferecidas 50 senhas. Já neste sábado, último dia, serão disponibilizados 25 exames, das 8h às 12h.

Segundo o titular da Sesau, Breno Erbella Casari, quase dois mil exames que estavam represados foram realizados, o que é um grande benefício à população prudentina. “É uma iniciativa gigante contra o câncer de mama, que pode ser avassalador quando detectado tardiamente”, comenta.

Quem pode procurar

Para receberem o atendimento, mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico emitido por meio da rede pública. Já aquelas entre 50 e 69 anos podem comparecer sem possuir solicitação médica para o exame. Em ambos os casos, é necessário estar munida com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o RG para ter acesso ao serviço.

De acordo com o governo estadual, a iniciativa tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

O HE comunica que a distribuição de senhas ocorre apenas para atendimentos no mesmo dia. "Além disso, para evitar a exposição desnecessária à radiação, informamos que só poderão realizar o exame as mulheres que fizeram a mamografia há pelo menos um ano", pontua.

Serviço

O HE fica localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380, na Vila Euclides.

Publicidade

Veja também