Com 12,6 mil empregados, supermercados da região somam faturamento de R$ 6 bi em 2023

Economista da Apas, Felipe Queiroz prevê crescimento de 6,1% para o oeste paulista, em 2024, índice acima do 5,3% previsto para setor supermercadista paulista

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 10/09/2024
Horário 15:11
Foto: Mellina Dominato
Diretor da regional da Apas, Márcio Cavalaro, avaliou desempenho da região em encontro nesta terça
Diretor da regional da Apas, Márcio Cavalaro, avaliou desempenho da região em encontro nesta terça

Em 2023, os supermercados da região de Presidente Prudente empregaram um total de 12.614 pessoas e faturaram R$ 6 bilhões. Com 500 lojas, o setor foi responsável por 2% do faturamento total do Estado de São Paulo e por 1,9% do total de empregados. Os dados são da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que aponta que, em relação ao porte, 50,2% dos estabelecimentos do oeste paulista são do tipo “pequeno”, sendo que, no que diz respeito ao tipo de empresa, 284, ou seja, 58,6% do total são “pequenos mercados”. Os “perecíveis” lideram em volume, com 27% de participação entre as categorias de produtos, bem como em faturamento, com 39%. 

A fim de celebrar tais resultados alcançados no ano passado e conectar a indústria e o varejo de alimentos e bebidas, gerando oportunidades de negócios e trocas de conhecimentos, a associação realiza na tarde desta terça-feira, no Buffet Andrea, a edição regional da Apas Experience, com público estimado em mais de 600 pessoas. Mais de 40 expositores, bem como autoridades que representam a Prefeitura e a Câmara Municipal de Prudente, confirmaram presença no evento, que conta com palestra de Hugo Santos, graduado em Marketing e especialista em Comunicação Omichannel, Inbound Marketing e vendas consultivas.

No formato de feira regional, a Apas Experience integra a cadeia de abastecimento do setor supermercadista. Com estandes de marcas do segmento e oportunidades de networking, a feira oferece espaço para indústrias e fornecedores expandirem suas presenças nas prateleiras dos supermercados e realizarem negócios sustentáveis para impulsionar o crescimento.

O evento é uma oportunidade para a indústria local se conectar aos empresários supermercadistas para compartilhem tendências e fazerem negócios. “Empresas menores naturalmente tem mais dificuldade em participar de grandes eventos, então nós encontramos uma alternativa, que tem muito a ver com o desenvolvimento institucional da associação, que é unir as empresas fornecedoras de supermercados regionalmente. Isso também reforça a valorização do supermercadista de todas as cidades do Estado de São Paulo”, comenta Carlos Correa, diretor-geral da Apas, presente no evento.

Projeções para 2024
Em um café da manhã promovido à imprensa, na manhã desta terça-feira, o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz, expôs que para 2024, a associação prevê um crescimento de 6,1% para a regional de Prudente, índice mais alto que o de 5,3% previsto para o setor supermercadista paulista.

“Os números, hoje apresentados pelo nosso economista, mostram que estamos em uma crescente, com uma expectativa para 2024 melhor que para 2023. Estou bastante satisfeito com os resultados alcançados pela regional, pois vemos uma recuperação não somente de faturamento, mas também na quantidade dos itens que estão sendo vendidos, ou seja, por volume. E isso retrata aí essa recuperação”, avalia o diretor da regional Prudente da Apas, Márcio Eduardo Cavalaro.
 

Publicidade

Veja também