Com 2.540 vagas, vestibular da Unicamp recebe inscrições até dia 31 de agosto

Interessados devem realizar procedimento exclusivamente pela internet; primeira fase será realizada em outubro, com aplicação de provas em Prudente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/08/2023
Horário 14:11
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Inscrições para vestibular da Unicamp seguem até dia 31 de agosto
Inscrições para vestibular da Unicamp seguem até dia 31 de agosto

Seguem até o dia 31 de agosto as inscrições para o vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas) de 2024. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), no link comvest.unicamp.br/vestibular-2024.

As provas serão aplicadas em Presidente Prudente.

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na universidade, o vestibular de 2024 oferece 2.540, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é a mesma do ano anterior, R$ 192, e poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2024 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

Uma das novidades desta edição é que a Comvest vai finalizar a aplicação de todas as provas ainda em dezembro deste ano, possibilitando que a divulgação dos aprovados ocorra no mês de janeiro de 2024.

A primeira fase do vestibular da Unicamp de 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a segunda acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 18 e 29 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.

Novidades do processo

Além da antecipação das datas das provas, outras novidades são a inclusão da cidade de Americana para aplicação da prova (no lugar de Santa Bárbara D’Oeste) e a mudança na distribuição de questões das diferentes disciplinas tanto na primeira fase quanto na segunda etapa do vestibular. 

Na primeira fase, pela primeira vez passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.

Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.

O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase.

Inscrição automática

A comissão decidiu manter a possibilidade de inscrição antecipada para candidatos oriundos de escola pública na modalidade Enem-Unicamp. A medida havia sido aplicada pela primeira vez na edição passada das inscrições para o vestibular da Unicamp.

Desta maneira, ao realizarem a inscrição no vestibular de 2024, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social / opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2024, não sendo necessária nova inscrição em novembro.  

Cidades com provas

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. 

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do vestibular da Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Isenção da taxa

Neste ano, 9.888 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o vestibular da Unicamp de 2024 como para a modalidade Enem-Unicamp 2024. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto. 

Aplicativo do vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A comissão fará mais cinco edições do projeto Cria Unicamp, lançado em abril deste ano, com objetivo de contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o vestibular. No segundo semestre, estão programados dois eventos em agosto, dois em setembro e o último no dia 7 de outubro. Os eventos são gratuitos e realizados aos sábados na sede da Comvest, campus de Campinas. Mais informações pelo site comvest.unicamp.br/eventos/cria.

Publicidade

Veja também