Com 30 caratecas, Semepp/Aquarela busca final nacional

Além disso, conforme o técnico Renato Franco, a competição paulistana servirá ainda como seletiva para as finais do Brasileiro, que ocorrem entre 16 e 19 de outubro, em Brasília.

Esportes - Jean Ramalho

Data 06/06/2014
Horário 10:06
 

Com a presença de competidores dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o ginásio poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo, recebe, entre hoje e domingo, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caratê. Em meio aos inscritos, a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente)/Aquarela terá cerca de 30 representantes. A competição será disputada nas categorias mirim, infantil, cadete, júnior, sub-21, sênior e veteranos, com a supervisão da CBK (Confederação Brasileira da modalidade).

Dona de dez lugares no Campeonato Sul-Americano de Caratê, que será realizado entre 22 e 29 deste mês, em Sucre, na Bolívia, a Semepp/Aquarela utilizará a etapa nacional como preparatória para o torneio boliviano. Além disso, conforme o técnico Renato Franco, a competição paulistana servirá ainda como seletiva para as finais do Brasileiro, que ocorrem entre 16 e 19 de outubro, em Brasília.

Uma das principais esperanças de medalha com a seleção brasileira no Sul-Americano, a carateca Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva luta pela modalidade katá (luta imaginária), na categoria 12 e 13 anos. Assim como pelo kumitê (combate), até 35 quilos (kg). Outra atleta prudentina que deve trazer bons resultados da capital paulista é Maria Eduarda Rodrigues Borgato. De acordo com o treinador, "a lutadora apresentou um bom desenvolvimento nos treinamentos", portanto, deve alcançar o pódio da 10 e 11 anos, até 30 kg, pelo katá e kumitê.

Também com vaga assegurada na competição boliviana, pela categoria 14 a atleta fará sua estreia na e 15 anos, até 54 kg, Izabela Correa Rainho terá um desafio inédito em São Paulo. Segundo o técnico, 16 e 17 anos, até 53 kg. Outro destaque apontado por Renato Franco é Isadora Maria Lopes Trombini, que compete pela classe 12 e 13 anos, até 35 kg, katá e kumitê.

 

Treinos intensos

Ao longo da temporada, além das duas seletivas para o Sul-Americano, disputadas em janeiro, a Semepp/Aquarela encarou também a 12ª Copa Brasil Biolab, em Pouso Alegre (MG), em fevereiro. Desde lá, conforme o técnico prudentino, os treinamentos dos atletas foram intensificados, voltados inclusive para a competição desse fim de semana. "Trabalhamos firme todo esse tempo. Foram meses de treinamentos intensos, voltados para as situações de luta. Então, acredito que consigamos classificar pelo menos 20 lutadores para as finais, pois nossos atletas estão bem focados para a competição", afirma Renato Franco.

 

Budô-Kan

Enquanto os caratecas da Semepp/Aquarela buscam desenvolver suas técnicas em combate, dentro dos tatames paulistanos, cerca de 50 atletas da sede nacional da Budô-Kan Shitô-Ryu, em Prudente, participam da 19ª edição do Gashuku (treinamento). Voltado exclusivamente para caratecas aspirantes à faixa-preta, o evento visa intensificar a arte, o respeito mútuo entre os participantes, e o aprimoramento das técnicas físicas e espirituais da modalidade. O curso será ministrado entre amanhã e domingo, a partir das 8h, na Rua José Bongiovani, 141, no jardim Bongiovani. Conforme o professor Marcelo Trovani, o evento faz parte das comemorações de 20 anos da linhagem Budô-Kan Shitô-Ryu, que foi fundada em Pirapozinho, e objetiva desenvolver a tolerância, a persistência e a determinação entre os praticantes.
Publicidade

Veja também