Com 8 pódios, caratecas regionais levam Brasil ao título continental

Já no duelo pelo bronze, a atleta superou uma colombiana e ficou com a medalha na classe 14 e 15 anos. Na faixa de peso até 54 kg do kumitê, Rainho alcançou o lugar mais alto do pódio e obteve o tricampeonato.

Esportes - Jean Ramalho

Data 01/07/2014
Horário 08:13
 

Com seis caratecas da região na delegação, a seleção brasileira de caratê assegurou o título do Campeonato Sul-Americano da modalidade, nas categorias de base. A competição foi disputada de 23 de junho até anteontem, em Sucre, na Bolívia, e resultou em 61 medalhas para o país, sendo 19 de ouro, 21 de prata e 21 de bronze. Em nome da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes)/Projeto Aquarela e da Associação Quissi, ambas de Presidente Prudente, os atletas somaram oito pódios: dois pelo katá (luta imaginária) e seis pelas disputas do kumitê (combate).

Jornal O Imparcial Brenda Eduarda (segunda a partir da esq.) obteve ouro e bronze

Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva subiu no pódio duas vezes. A prudentina conquistou o bicampeonato sul-americano na luta imaginária, categoria 12 e 13 anos, depois de passar por duas oponentes peruanas e uma colombiana. Além disso, a carateca assegurou ainda um bronze na faixa até 35 kg (quilos), pelo kumitê.

Outra carateca que garantiu duas medalhas na competição foi Izabela Correa Rainho. No katá, a prudentina terminou na terceira colocação. Após vencer uma peruana e uma boliviana, Rainho sucumbiu ante uma atleta da Venezuela na semifinal. Já no duelo pelo bronze, a atleta superou uma colombiana e ficou com a medalha na classe 14 e 15 anos. Na faixa de peso até 54 kg do kumitê, Rainho alcançou o lugar mais alto do pódio e obteve o tricampeonato.

Ainda no kumitê, Isadora Maria Lopes Trombini terminou com a medalha de prata na classe de 14 a 15 anos, até 35 kg. Mesma colocação de Gustavo Furuutti Fernandes, que mora em Álvares Machado, mas defende a Semepp/Projeto Aquarela, na 12 e 13 anos, até 40 kg. Originário de Presidente Venceslau, Gabriel Oliveira Hamada também ficou em segundo lugar na 16 e 17 anos, até 68 kg. Enquanto Erick Menezes Canto, que atua pela Associação Quissi, ficou com o bronze na 14 e 15 anos, até 45 kg.

 

Quadro geral

Com uma delegação composta por 90 atletas, que foram supervisionados pela CBK (Confederação Brasileira da modalidade), o Brasil terminou na primeira colocação na classificação geral. O país assegurou 61 medalhas no total, sendo 19 ouros, 21 pratas e 21 bronzes. Com 13 de ouro, nove de prata e 22 de bronze, o Chile ficou em segundo lugar, com 44 medalhas, seguido pelo Peru, que somou 33 pódios (13 ouros, cinco pratas e 15 bronzes). Ao todo, os caratecas regionais somaram dois ouros, três pratas e três bronzes.

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o caratê de Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Colégio Criarte, Ipanema Materiais de Construção, da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), e de Juliano Borges, coordenador municipal da Juventude.
Publicidade

Veja também