Com atuação na Alemanha, jogador de basquete é devoto de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 05/07/2022
Horário 05:12
Foto: Cedida
José Marcos e sua mãe
José Marcos e sua mãe

Na semana passada, mais uma vez esteve em Santo Expedito José Marcos de Carvalho Felício. Trata-se de um jogador de basquete profissional que atua em equipe da Alemanha, onde está há 15 anos. José Marcos vem sempre ao Brasil, visitar sua mãe, que mora em Presidente Prudente, e como devoto de Santo Expedito aproveita para estar na igreja da cidade, participar de uma missa e agradecer pelas graças que tem recebido.

Visita
As visitas ao Brasil são quase anuais, e sempre está em Santo Expedito com sua mãe. No período de pandemia foi obrigado a modificar o seu esquema de visita aos seus familiares. José Marcos se sentiu realizado e agradecido por poder estar presente em uma missa do seu santo de devoção.

Artesanato
Com o objetivo de melhor propagar os trabalhos dos artesãos de Santo Expedito, a Prefeitura está com o trabalho de cadastramento, de hoje até o dia 11, de todos os que se dedicam ao artesanato. O cadastramento será de fundamental importância para futuras ações que serão desenvolvidas, durante as visitas de romeiros e devotos de Santo Expedito, quando das realizações de festas ou outras homenagens ao santo.

Telefone
O Setor de Atendimento ao Turismo de Santo Expedito teve seu telefone clonado. Suspenderam todos os contatos e aguardam a definição de um outro número, o que evidentemente terá mais segurança. Tão logo seja oficializado, esta coluna promoverá as devidas divulgações.

Lembranças
A secretaria paroquial de Santo Expedito continua o atendimento a todos os romeiros e fiéis que visitam a cidade, no tocante à aquisição de lembranças ou mesmo imagens de Santo Expedito e outras. Este trabalho é feito durante todos os dias da semana e, caso o devoto faça a sua aquisição, o material que for adquirido poderá ser abençoado presencialmente pelo padre Umberto. Mesmo assim, todos sabem que tão logo o material chegue e é colocado na exposição da loja junto à secretaria, já recebe as bênçãos                                                                                            do padre.

Reencontro
Na semana passada, Helena de Souza, de Presidente Prudente, esteve em Santo Expedito para agradecer por uma graça. Segundo ela, sua irmã mais nova saiu de casa sem manter contato com seus familiares por nove anos e sempre pediam para que chegassem notícias de seu paradeiro. Na última missa em Santo Expedito, conversando com uma pessoa de Campo Grande (MS), relatou o fato, mostrou uma foto não recente e ouviu dessa pessoa que não lhe era estranha a fisionomia, pois achava que ela residia no mesmo bairro. No retorno a sua casa, teve certeza e entrou em contato com Helena, dizendo ter encontrado sua irmã. Por telefone se falaram e assim um encontro presencial foi feito pelas irmãs. Ela foi agradecer, por entender ter sido por intercessão e providência de Santo Expedito.

Motorromaria
Nos dias 9 e 10, está prevista a 16ª Motorromaria, cuja concentração será em Santo Expedito. Prudentinos estão organizando e acreditam que neste ano haverá um movimento maior, pois alguns motociclistas ainda foram até o santuário mesmo na pandemia. Até ontem já estavam confirmadas as presenças de vários clubes de motociclistas, entre ele, de Ourinhos e Pedrinhas. Eles chegarão em Santo Expedito no dia 9 e muitos lá permanecerão até o dia seguinte, participando até mesmo da Missa dos Romeiros, celebrada às 10 horas, no domingo. As representações serão por clube de motociclistas, mas muitos estarão avulsos nessa grande demonstração de devoção e respeito para com o santo das causas urgentes.

Bem-vindos
Conforme posição do prefeito Nenê Betio, esses movimentos de pessoas que chegam a Santo Expedito, como romeiros, a fim de prestar devoção ao santo das causas urgentes, serão sempre bem-vindos. As autoridades e população da cidade tem o compromisso de assim fazer para que os grupos sempre retornem no próximo ano, incentivando cada vez mais o turismo na cidade.

Fé em trovas
Pra demostrar sua fé
Todo devoto queria
Isso pode até ser feito
Numa Motorromaria
                  (José Costa)

Publicidade

Veja também