Com mais duas confirmações, Prudente soma 9 mortes por dengue neste ano

Não foram divulgados os gêneros e as idades das vítimas; cidade registra 7.924 casos da doença desde início de 2023

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/04/2023
Horário 17:29
Foto: Fiocruz
Prudente chega a nove mortes decorrentes da dengue em 2023
Prudente chega a nove mortes decorrentes da dengue em 2023

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirmou nesta segunda-feira mais duas mortes decorrentes da dengue no município. Não foram divulgados os gêneros e as idades das vítimas. Com isso, são nove óbitos neste ano.

Conforme o novo balanço, Prudente soma 7.924 casos confirmados desde o início de 2023 e 3.851 notificações descartadas.

Para dar conta do avanço da dengue na cidade, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Mobilização e conscientização

Diante do cenário, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realiza neste sábado a primeira Carreata de Mobilização e Combate à Dengue, que ocorre a partir das 8h. A concentração será em frente à FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), no cruzamento da Rua João Gonçalves Foz com a Rua Roberto Símonsen.

O percurso se inicia por volta das 8h30 e seguirá pela Rua João Gonçalvez Foz, passando pelo Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, indo pela Avenida Washington Luiz em direção ao Centro, onde acessa a Avenida Coronel José Soares Marcondes para alcançar a região central da cidade.

Haverá dois pontos de panfletagem, um na rotatória do Museu e outro ao lado da base da Polícia Militar no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei. A ação é uma parceria com o Tiro de Guerra.

Na carreata, estão confirmados motoclubes, grupos de proprietários de fusca, jipeiros, entre outros. Além disso, toda a população está convidada para participar da iniciativa.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, o objetivo da carreata é chamar a atenção da sociedade para a situação de emergência que Prudente e região enfrentam em razão da dengue, fazendo um alerta à toda a população.

Publicidade

Veja também