Com novos hábitos, consumidores aumentam compras on-line

Para especialistas, empreendedores devem visualizar novas formas de apresentar o negócio ao cliente e, com isso, manter a empresa viva

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2020
Horário 15:46
Freepik - Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras on-line
Freepik - Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras on-line

Pequenos e grandes negócios estão se reinventando durante a pandemia. Empreendedores visualizaram novas formas de apresentar o negócio ao cliente e manter a empresa viva. 

Acompanhar as mudanças em como anunciar produtos ou serviços é um diferencial. "A empresa tem que estar disponível em sites e aplicativos de compra on-line, caso o segmento dela permita. Do contrário, é necessário que ela se anuncie nas redes sociais e tenha um canal de diálogo próximo com o cliente", destaca Murilo Bott, docente da área de gestão e negócios do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras on-line. "Os hábitos dos consumidores mudaram. As empresas começaram a oferecer serviços de entrega e drive-thru para que pudessem sobreviver, além de terem migrado também para o ambiente digital. Estamos menos impulsivos na hora da compra, planejando mais onde gastar o dinheiro e dando prioridade para itens de primeira necessidade", analisa Murilo Toledo, também docente da área de gestão e negócios do Senac de Prudente. 

Ter uma boa estratégia e um modelo de negócio que possibilite adaptações é crucial para o momento. "Empresas que dependem de um único produto ou que possuem um único canal de venda estão sofrendo ainda mais os impactos dessa crise, principalmente se tiverem altos gastos fixos", explica Toledo.

Aproveitar o momento para buscar conhecimento é uma alternativa que gerará fôlego ao negócio. "Se o empreendedor tem pouca noção de gestão de caixa e gestão de estoque, este é o momento ideal para entender mais sobre estas áreas, por exemplo. Controlar o que é vendido e o que se deve comprar poderá gerar um equilíbrio para as contas fixas e o lucro da empresa", contextualiza o docente. 

No Portal Senac, é possível encontrar conteúdo gratuito oferecido em plataformas on-line, assim como inscrições para cursos de qualificação. Uma das formações de curta duração do Senac de Prudente para quem quer empreender em ambientes digitais é Loja Virtual para Pequenos Negócios, que ensina a implementar sistemas de gerenciamento para comercializar produtos na web. Informações e inscrições em www.sp.senac.br/presidenteprudente

 

Serviço

Loja Virtual para Pequenos Negócios

Data: 6 de agosto a 3 de setembro de 2020

Aulas: terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

As aulas poderão ser remotas ou presenciais.

Publicidade

Veja também