Com usina, Unoeste tem 80% de economia

Estação é uma das maiores do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo - até 5 MW - e a maior do Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 20/06/2019
Horário 04:03
Cedida/Unoeste - Energia gerada é capaz de abastecer até 2,5 mil residências
Cedida/Unoeste - Energia gerada é capaz de abastecer até 2,5 mil residências

Com 3,12 MWp (megawatts de potência), a usina solar da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, é uma das maiores do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo - até 5 MW - e a maior do Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. E além do status, desde que foi inaugura em março desse ano, é estimada uma economia média mensal de 80% à instituição de ensino, além de colaborar com o meio ambiente.

Instalada no Campus 2 da universidade, conforme a própria instituição, o efetivo fez com que a unidade se torna-se autossustentável na geração de energia, totalizando uma quantidade suficiente para abastecer, por exemplo, 2,5 mil residências, se comparado a uma cidade. “A área de instalação da usina solar fotovoltaica da Unoeste equivale a mais de 4 vezes o campo do maior estádio do país: o Maracanã.  Um dos benefícios dos painéis solares, conforme o engenheiro eletricista do Departamento de Obras [DPO] da universidade, Ednei Zaupa, é que os painéis solares requerem áreas menos extensas do que as hidrelétricas, e suas centrais precisam de manutenção mínima”, completa.

Novo patamar

Tal índice deve contribuir para que a RA (Região Administrativa) de Prudente torne-se a maior do Estado em produção de energia solar. Em 2018, conforme a pesquisa divulgada pela Fundação Seade, o patamar era da RA de Campinas, que possui uma potência instalada de 20.603 kW (quilowatt), com 3.446 unidades consumidoras.

Publicidade

Veja também