Combate ao Aedes

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 19/09/2019
Horário 03:25

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Dracena, Antonio Simini Junior, expediu recomendação à Prefeitura local quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, por meio de 13 recomendações. Determina que todas as medidas necessárias sejam tomadas, incluindo fiscalizações em residências para verificação de possíveis focos de mosquitos transmissores das doenças.

Cerco fechado

A última das 13 recomendações informa que a Prefeitura deve ajuizar ação civil perante a Justiça contra quem impedir, embaraçar ou dificultar a ação dos serviços de saúde e Vigilância Sanitária, responsáveis pela eliminação de focos de procriação do mosquito transmissor e orientação para prevenção de novos focos, instruindo a ação civil com boletim de ocorrência, termo circunstanciado, portaria de inquérito policial ou auto de prisão em flagrante.

Leishmaniose

Com o aumento dos casos de leishmaniose em Irapuru, a mídia local está cobrando das autoridades municipais um trabalho no sentido de melhor fiscalizar quintais e áreas diversas que podem ser criadouros do mosquito-palha. A população alega que o serviço da zoonose local cumpre o seu papel, mas apenas o de recolher sangue, fazer exames e, constatando casos, o sacrifício do animal. O que se justifica é que não existem medidas mais enérgicas contra a população que não limpa quintais e outros, favorecendo a presença dos mosquitos.

Engasgamento

Mais um caso de engasgamento de criança, salva por policiais militares, foi registrado na região. Desta vez ocorreu sábado, em Mariápolis. Por volta de 12h30, os pais de um bebê de 25 dias foram à sede da Polícia Militar da cidade, em desespero, com a filha Alice engasgada e com a pele arroxeada. Ela foi entregue aos cuidados dos policiais militares cabo PM Dallaqua e soldado Henrique, que rapidamente iniciaram os procedimentos de desobstrução das vias respiratórias da criança, e após sucção de fluidos que saíram de suas vias, a criança começou a tossir e a respirar sem dificuldades. Com a chegada do resgate, a criança foi conduzida ao pronto-socorro de Adamantina, onde foi verificado que a mesma estava fora de perigo.

Nova creche

Uma nova creche-escola foi inaugurada em Parapuã. O espaço, com capacidade para atender até 150 crianças de até cinco anos de idade, traz toda estrutura necessária para a educação dos pequenos, graças ao investimento de mais de R$ 1,5 milhão do governo do Estado em parceria com a Prefeitura. O prédio vai abrigar a creche da Vila Santa Helena, agora denominada Pequeno Príncipe, e possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

3ª Cia da PM

O comandante interino do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Ivan Garcia de Oliveira, convida a todos para a inauguração da 3ª Companhia da Polícia Militar de Osvaldo Cruz, com a presença do governador em exercício, Cauê Macris, que ocorrerá hoje às 9h, na Rua Rodolfo Zaros, 881.

Ação pública

Na segunda-feira, o Ministério Público do Estado de São Paulo propôs ação civil pública ambiental para que o poder público municipal de Panorama cesse o descarte indevido de resíduos sólidos oriundos da construção civil e volumosos, quer inservíveis ou outros, que atualmente vem ocorrendo na Estrada Municipal PRN-357, s/nº, rural, na mesma propriedade do aterro sanitário municipal, causando poluição ambiental.

Início

A ação foi proposta com base em inquérito civil instaurado em março de 2018, quando se apurou a disposição irregular de resíduos sólidos (construção civil, entulhos, domésticos, restos de vegetais, etc) pela administração pública municipal, inicialmente, em imóvel localizado na Rua Quintino Maudonnet s/nº, bairro Areia Branca, próximo ao antigo frigorífico, em Panorama, área pública anteriormente utilizada para projeto social denominado “Horta Comunitária”.

Consul japonês

No dia 13, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, esteve em visita oficial a Dracena a fim de cumprir uma agenda. Na noite daquele dia, participou da abertura do 9° Imin Fest, promovido pela comunidade nipônica de Dracena. No sábado de manhã, ele visitou o Jardim Japonês, na Praça Arthur Pagnozzi; a Academia de Judô; o Templo Budista; a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e também esteve na sede da Adec (Associação Dracenense de Esporte e Cultura).

Promoções

Com a realização do Show de Prêmios no domingo, considerado de grande sucesso pela organização e adesão de participantes, o Lions Clube de Irapuru Caçula detém as melhores promoções da cidade. Incluem-se também a Barraca do Pastel, Pizza Solidária e a Grande Feijoada, todas anuais com rendas revertidas para os trabalhos sociais daquele clube.

Publicidade

Veja também