Começa período educativo dos radares em Prudente

Motoristas terão 15 dias para a adequação da velocidade – 40 km/h ou 60 km/h - nas vias da cidade; aparelhos passam a operar oficialmente em 2 de maio

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/04/2020
Horário 09:17
Secom - Placas de sinalização e faixas informativas foram espalhadas em diversos pontos da cidade
Secom - Placas de sinalização e faixas informativas foram espalhadas em diversos pontos da cidade

Os motoristas de Presidente Prudente ganharam desde ontem a oportunidade de se adequar à chegada dos radares no município, que desde setembro de 2017 não contava mais com a fiscalização eletrônica de velocidade. O período educativo dos dispositivos segue por 15 dias, sendo que oficialmente eles passarão a operar em 2 de maio. “É uma chance de que as pessoas conheçam os pontos que contam com a fiscalização e se adequem às velocidades de 40 km/h nas lombadas eletrônicas e de 60 km/h nos radares”, aponta o secretário da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lúcio Cardoso.

Os radares eletrônicos, conforme o titular da pasta, são fundamentais para a segurança do trânsito local, uma vez que foram instalados em pontos estratégicos e que anteriormente apresentaram registros de acidentes, inclusive com mortes. “A contribuição deles, assim como demais dispositivos, como lombadas e rotatórias, é a de somar para coibir a alta velocidade”, aponta Adauto.

Para estes 15 dias de período educacional, segundo a pasta, não haverá a emissão de multas, sendo que, para orientar os motoristas, haverá distribuição de panfletos, placas de sinalização e faixas espalhadas em diversos pontos da cidade, além do trabalho educativo permanente realizado por agentes de trânsito da Semob.

Os novos radares são dotados da tecnologia OCR (Optical Character Recognition - em tradução livre, reconhecimento óptico de caracteres), cuja tecnologia reconhece a placa do veículo e, em caso de furto, poderá auxiliar na apreensão do mesmo. “Estes foram instalados em pontos estratégicos, sendo em entradas e saídas da cidade”.

SAIBA MAIS

Conforme a Prefeitura, após a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica em Presidente Prudente, o número de mortes no trânsito caiu mais de 53%. Isso porque, segundo dados do Infosiga, em 2015, antes dos radares, foram 56 mortes, enquanto em 2016 o número de vítimas fatais caiu para 26.

RADARES EM PP

Ao todo, são 19 radares fixos e duas lombadas eletrônicas nos seguintes locais:

- Avenida Raimundo Maiolini, nº 700 (em ambos sentidos)

- Avenida Tancredo Neves nº 354 (em ambos sentidos)

- Av. Comendador Alberto Bonfiglioli, nº 460 e nº 675

- Avenida Manoel Goulart x Rua Hugo Mielle

- Avenida Manoel Goulart nº 2.070, oposto ao nº 2.146

- Av. Manoel Goulart nº 3.354, nº 3.403; nº 876, nº 939 (lombada eletrônica)

- Avenida Manoel Goulart nº4.401 (em ambos sentidos)

- Avenida Quatorze de Setembro nº 2.564 (lombada eletrônica)

- Avenida da Saudade, 1.551 em ambos sentidos da via

- Avenida Brasil com a Rua Nações Unidas

- Avenida Brasil nos números 3.020, e 2.975

- Avenida Ana Jacinta, 1.130 e 1.245

- Avenida Washington Luiz com a Rua 15 de Novembro

- Alvino Gomes Teixeira, 2.927 (em ambos os sentidos)

- Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3.657 (em ambos os sentidos)

- Avenida Coronel José Soares Marcondes com Av. Marechal Deodoro

- Na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.824 e lado oposto e também outro ponto altura do nº 6.886 e lado oposto ao nº 6.886

- Avenida Miguel Damha, nº 1.085

- Rodovia Arthur Boigues Filho Km 6 (em ambos sentidos)

Fonte: Prefeitura de Prudente

Publicidade

Veja também