Comércio central abre as portas neste feriado

Folga dos funcionários do setor será transferida para 2 de janeiro; a partir do dia 9, lojas atendem em horário especial

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 07/12/2016
Horário 07:45


Com a chegada de dezembro e a proximidade do Natal, a movimentação no comércio começa a ganhar força. Pensando nisso, as entidades representativas de Presidente Prudente decidiram manter as lojas abertas no feriado desta quinta-feira e transferir a folga dos funcionários para o dia 2 de janeiro. De acordo com o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, a medida leva em consideração que o dia 8, quando se lembra a figura de Imaculada Conceição de Nossa Senhora, é uma data mais comercial e, portanto, mais rentável, ao passo que, no dia 2 de janeiro, as pessoas já realizaram suas compras ou estão em viagem. Já a partir desta sexta-feira, as lojas começam a atender em horário diferenciado, ou seja, até 22h, a fim de suprir a demanda de fim de ano e possibilitar que os clientes tenham um turno a mais para fazer compras. O novo cronograma perdura até 24 de dezembro, quando os lojistas abrem as portas até 17h. Quanto aos domingos, não haverá expediente neste ano.

Jornal O Imparcial Movimentação no comércio deve aumentar nos próximos dias

Conforme o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, a expectativa no aumento de vendas é de até 50% em relação a novembro, sendo que o atendimento deve ser viabilizado por cerca de 300 temporários, no total. Já Ricardo Anderson aponta que, se houver crescimento em comparação a dezembro do ano passado, o percentual deve ser de até 5%. "Mesmo com os reflexos da crise financeira, o povo não vai deixar de comprar o presente, mesmo que seja mais simples", expõe Vitalino. No que diz respeito aos temporários, quem trabalhar em horário expandido vai operar no sistema de comissão ou horas extras e deve ser aproveitado para a escala de janeiro, quando muitos funcionários fixos saem de férias. Segundo Ricardo Anderson, o time de temporários já está devidamente capacitado e formado para começar a atender a população.

Entre os lojistas, as projeções são otimistas. O gerente do Empório do 1,99, João Batista Galindo de Oliveira, espera um aumento nas vendas de até 30%, visto que os clientes "seguraram os bolsos" durante o ano inteiro e, somado ao 13º salário, agora podem dispensar uma quantia maior para as compras do fim do ano. Entre os produtos mais procurados na loja durante esta época estão os brinquedos, muitos em promoção. "O pessoal costuma fazer doações nesse período, portanto, a venda de brinquedos cresce", denota. A gerente da Comercial Calçados Mais Bela, Kelly Nicolette, por sua vez, não se arrisca a estimar um percentual de aumento para este ano, mas afirma que as vendas começaram melhores do que no ano passado. Entre os produtos mais buscados, estão sapatos de custo menor, como rasteiras e sapatilhas. "O pessoal está querendo economizar", pontua.

 

Shoppings

Na semana do Natal, o Prudenshopping também atenderá em horário especial a fim de garantir mais tempo e comodidade aos seus clientes. Conforme a Assessoria de Imprensa do local, de 20 a 23 de dezembro, as lojas estarão abertas das 10h às 23h e, na véspera do Natal, das 10h às 17h. Já a praça de alimentação opera até sexta-feira, dia 23, em seu horário normal, das 11h às 23h, enquanto na véspera, das 11h às 17h.

No dia 16 de dezembro, às 10h, 129 alunos da Escola Municipal Professora Vilma Alvarez Gonçalves, do Jardim Paraíso, serão contemplados com os presentes doados para a "Árvore da Solidariedade". "Com certeza será um momento especial para essas crianças que irão receber das mãos do bom velhinho um presente de Natal", comunica.

Quanto ao Parque Shopping Prudente, de 20 a 23 de dezembro, as lojas operam das 10h às 23h e, na véspera de Natal, das 10h às 17h. A praça de alimentação, por sua vez, funciona até sexta-feira, dia 23, das 11h às 23h, enquanto, no dia 24, das 11h às 17h.

 
Publicidade

Veja também