Comércio central de Prudente prevê aumento de até 10% nas vendas

“No nosso ramo de confecção, aguardamos até 10% de aumento", prevê.

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 28/04/2015
Horário 07:58
 

A menos de 15 dias para o Dia das Mães, a expectativa dos comerciantes de Presidente Prudente é que as vendas aumentem até 10% na semana que antecede a data. A estimativa é que os consumidores gastem em média R$ 90 com o presente. O comércio ainda está "morno", mas, de acordo com o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Vitalino Crellis, a partir de sexta-feira é esperado um crescimento significativo nas lojas. "O movimento vai ser bom", estima.

Os lojistas também apostam em promoções para atrair os clientes. "Adaptamos uma estratégia de vendas, tivemos que nos adaptar à situação. Mesmo falando em crise, a gente vem obtendo um bom resultado", acrescenta o gerente da Jô Calçados, Amaro César da Silva.

Jornal O Imparcial Semana que vem, lojas do centro abrem em horário especial

O gerente da Patibum, Elenildo dos Santos Moises, 44, por sua vez, comenta que, depois do Natal, a festividade é a época que mais vende. "No nosso ramo de confecção, aguardamos até 10% de aumento", prevê.

 

Presentes

Em relação aos presentes, os consumidores tendem a economizar mais. O gasto médio por pessoa deve ficar em cerca de R$ 90, o que resulta em uma queda de R$ 60 em alusão ao ano passado. "Houve uma mudança no comportamento do cliente, a tendência agora é comprar o necessário", afirma o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, 67. Eletrônicos, roupas, sapatos e bolsas são os mais vendidos para as mães, segundo ele.

De acordo com o gerente da loja Magazine Luiza, Renato Marcos Andrade, 42, a partir de quinta-feira da semana que vem, as vendas nos portáteis tendem a subir. "Prevemos um aumento de 5% em relação ao ano passado. Celulares são os mais vendidos", diz.

 

Cartilha


Com a finalidade de ajudar os lojistas a aumentarem as vendas na data, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou a cartilha "Venda Melhor – Dia das Mães", com orientações que abrangem assuntos como treinar a equipe de vendas, escolher o presente e sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma atrativa e correta.

Entre as informações disponíveis no material estão recomendações para a preparação da equipe responsável pelas vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: contratar funcionários inexperientes a fim de economizar salários, ou admitir pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como parentes ou amigos.

A cartilha também aborda o atendimento aos clientes, como utilizar as redes sociais aliadas aos empresários e dicas para aproveitar o Dia das Mães. O material ainda traz orientações aos comerciantes para que liquidem a sobra de estoque após a data.

 

SERVIÇO


COMÉRCIO CENTRAL


As lojas irão funcionar com horários diferentes. Na sexta-feira da semana que vem, o comércio abre das 9h às 22h. No sábado, também da próxima semana, das 9h às 17h.
Publicidade

Veja também