Comércio clandestino de aves: uma chamada à consciência

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2023
Horário 05:15

O comércio ilegal de aves silvestres é um problema crescente que ameaça a biodiversidade e coloca em risco a sobrevivência de diversas espécies. É urgente destacar a gravidade dessa prática e chamar a atenção para a responsabilidade da sociedade, em especial daqueles que inadvertidamente contribuem para esse ciclo nefasto ao adquirir esses animais como pets exóticos. Nesta semana, O Imparcial noticiou um caso de maus-tratos e morte de aves silvestres em um sítio em Teodoro Sampaio.

Um casal foi multado em R$ 365 mil por manter essas aves em condições precárias de cativeiro para comércio irregular. Após uma denúncia, agentes da Polícia Ambiental foi até a propriedade rural e localizaram, no fundo do local, filhotes em más condições, amontoados, em grande quantidade, em um ambiente insalubre, escuro e sem ventilação. Os pássaros estavam estressados, sem acesso à água e alimentação adequada. Algumas aves já estavam mortas misturadas com as outras.

Ao todo, 86 aves da espécie papagaio, quatro aves da espécie tucano-toco, uma ave da espécie arara-vermelha e duas aves da espécie arara-canindé, além de quatro aves mortas (três papagaios-verdadeiros e um tucano-toco).

É ultrajante que existam pessoas que se apropriam de animais indefesos com o único propósito de lucrar financeiramente com isso. Que submetem filhotes a condições precárias, de um sofrimento inimaginável, como se fossem objetos. Infelizmente, se existe esse tipo de comércio cruel e nefasto é porque existe demanda de compradores. Isso é lamentável!
Um dos principais obstáculos na luta contra a venda ilegal de aves silvestres é, justamente, a falta de conscientização por parte dos consumidores. Muitos desconhecem as condições desumanas em que esses animais são capturados e mantidos antes de serem vendidos. Por isso precisamos denunciar e mostrar essa terrível realidade.

O comércio ilegal de aves silvestres é uma indústria clandestina que opera nas sombras da sociedade. A captura e venda de aves exóticas muitas vezes envolve métodos cruéis e desumanos, resultando em um impacto devastador nas populações avícolas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Publicidade

Veja também