Comércio e prestação de serviços sustentam a economia local

Com enorme representatividade para Prudente, Prefeitura autorizou a reabertura de ambos os segmentos a partir de terça-feira, desde que adotem as medidas estabelecidas no Decreto Municipal 30.8362020

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 25/04/2020
Horário 04:11
Paulo Miguel/Arquivo - Prestação de serviço tem grande representatividade na economia prudentina
Paulo Miguel/Arquivo - Prestação de serviço tem grande representatividade na economia prudentina

De acordo com a Prefeitura, a cidade de Presidente Prudente conta com 30.279 estabelecimentos, sendo que 93,56% são formados por comércios, com 10.423 pontos, e prestação de serviços, com 17.907 estabelecimentos. Além desses, o município conta ainda com 676 indústrias, 104 pontos de diversão pública, 763 de feira livre e 406 ambulantes. A grande representatividade dos dois primeiros setores foi um dos fatores que fizeram com que o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) decidisse pela reabertura dos estabelecimentos, a partir de terça-feira, desde que tomem as medidas estabelecidas pela Prefeitura no Decreto Municipal 30.836/2020.

Após a divulgação de tal medida, a reportagem buscou o Estado de São Paulo para saber como o governo analisa tal flexibilização, que foi divulgada ontem pelo prefeito. Em nota, o Estado apontou que a orientação é de que as pessoas fiquem em casa e ressaltou que o MPE (Ministério Público Estadual) analisará “casos omissos”, que descumpram o documento de autoria do governador João Doria (PSDB).

“O decreto estadual determina a suspensão de atendimento presencial ao público em estabelecimentos de comércio ou serviços não essenciais”. Além disso, a nota aponta que diariamente orienta a população para que todos fiquem em casa e respeitem o isolamento social, o que faz com que “espere-se o mesmo dos municípios”.

“O Estado divulgará a partir do dia 10 de maio, com a implantação do Plano São Paulo, uma saída gradual e possível flexibilização por atuação, região e evolução da Covid-19”. Por fim, solicita que os municípios não atuem de forma isolada na adoção de medidas estabelecidas pelo decreto da quarentena e afirma que o contato direto com os prefeitos é feito periodicamente pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

“O distanciamento social e a redução drástica da circulação de pessoas são as principais iniciativas para mitigar a propagação do novo coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde nas 645 cidades de São Paulo”.

NÚMEROS

30.279

estabelecimentos são registrados na cidade

17.907

são referentes à prestação de serviços

10.423

referentes ao comércio

93,56%

é a soma da participação dos dois setores na cidade

Publicidade

Veja também