Comércio forte gera cliente fidelizado em PP, expõe Acipp

De acordo com a associação, segmento local deixou de exigir que público se desloque para outras cidades em busca de mercadorias; hoje é comemorado o Dia Internacional do Consumidor

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 15/03/2017
Horário 11:07


Fidelidade. Esta é a particularidade utilizada pelo presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, para definir o perfil do consumidor prudentino, lembrado hoje no Dia Internacional do Consumidor. Segundo ele, no passado, era comum que a população deixasse o município para fazer compras mais baratas em outras cidades, como São Paulo, Londrina (PR) e Maringá (PR), no entanto, atualmente, o cenário é o inverso: há muitos que vêm de fora para fazer compras em Presidente Prudente. Para o associado, isso é justificado pelo fortalecimento do comércio local, o que favoreceu a fidelização dos clientes. "Temos um calçadão e dois shoppings centers fortes. É claro que os públicos se diferem, mas, em termos de consumidor, são iguais", avalia. Quanto à forma de pagamento, o cartão é o mais popular.

Jornal O Imparcial Ricardo Anderson diz que FGTS deve estimular comércio

Ricardo Anderson não acredita que a população está gastando menos porque desenvolveu um perfil econômico, mas sim em função da falta de dinheiro. "As pessoas têm vontade de consumir, contudo, não têm a possibilidade. O que poderá mudar esse cenário e, estamos esperançosos quanto a isso, é o saque do FGTS . Muitos dizem que não vão utilizar o dinheiro para fazer compras, contanto, só de pagarem uma dívida já vão estar ajudando o comércio", aponta.

Em relação aos índices de inadimplência, o presidente destaca que os acordos entre empresa e cliente outrora estabelecidos estão sendo cumpridos, situação que contribuiu para a estagnação dos números. "A tendência é que a quantidade de inadimplentes venha a cair, sobretudo por conta do saldo do FGTS, já que muitos vão aplicar o recurso nas contas atrasadas", reforça.

Para atrair a clientela, a Acipp já promove as últimas definições da campanha anual de Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. Uma vez que completa 90 anos em junho, a associação fará o sorteio de vales-compra ao fim de cada semana até a primeira semana de junho, quando, de todos os cupons acumulados, um deles será sorteado para contemplar o comprador com um carro, ainda não definido pela organização.

 

"Mais consciente"

Para a coordenadora do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Presidente Prudente, Alessandra Zamora, embora mais atento, o consumidor ainda não sabe se proteger. Justamente com o objetivo de esclarecê-lo sobre os seus direitos enquanto cliente, o órgão realiza hoje, das 9h às 16h, um tira-dúvidas para o cidadão que passar pelo Poupatempo. Conforme a profissional, o maior número de reclamações registradas pelo Procon está associado aos serviços de telefonia móvel. "Os consumidores se queixam que, quando chega o dia da cobrança, as empresas são pontuais, no entanto, na hora de oferecerem o serviço de forma satisfatória, deixam a desejar", relata.

Alessandra enfatiza que os golpes virtuais também são comuns e os maiores problemas estão relacionados ao não recebimento do produto, dificuldade de cancelamento ou ineficiência no funcionamento do serviço. "Todavia, o público está mais esperto e consciente, tanto que a procura pelo Procon é cada vez maior. Assim que sofre o desrespeito, o comprador já recorre ao programa, nós fazemos a notificação da empresa e aguardamos a tentativa de conciliação. Apesar das dificuldades, normalmente, o Procon é atendido", pontua.

 

Justificativa


De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o dia 15 de março é lembrado como o Dia Internacional do Consumidor, pois, nesta mesma data, em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, ressaltou, em Congresso Nacional, que todo consumidor tem o direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

 
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