Comissão luta contra extinção de Varas do Trabalho no interior

José Roberto Dantas Oliva, que preside o grupo, expõe são nove Varas sob risco de extinção no Estado todo, sendo duas na região: Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/07/2022
Horário 04:00
Foto: Cedida
Autoridades estiveram no dia 14 de junho, no Fórum do Trabalho de Presidente Prudente
Autoridades estiveram no dia 14 de junho, no Fórum do Trabalho de Presidente Prudente

Uma comissão especial, presidida pelo juiz do Trabalho aposentado, José Roberto Dantas Oliva, foi montada com o intuito de evitar a extinção de Varas do Trabalho no interior de São Paulo. Ele destaca que são nove Varas sob risco de extinção no Estado todo, sendo duas na região: Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio. Segundo ele, o oeste paulista, terceira região mais pobre do Estado, já perdeu Rancharia. “Não podemos amargar mais nenhuma perda. Os prejuízos seriam imensos, com necessidade de deslocamentos superiores a 100 quilômetros, às vezes por estradas vicinais, caso se concretize o fechamento de alguma vara. A Vara de Venceslau tem uma história de 33 anos de criação e 32 de atividades desde a instalação. Não deixou de ser necessária da noite para o dia”, pontua Dantas Oliva.
De acordo com ele, isso, obviamente, especialmente em causas pequenas, como, por exemplo, a de alguém que não teve o aviso prévio ou um período de férias satisfeito, tornará impossível o acesso à Justiça. “Imagine ter que arcar com despesas como deslocamento próprio, de advogados e até de testemunhas? Talvez o que teria para receber não cobrisse as despesas. A Justiça do Trabalho não pode se afastar justamente daqueles que mais dela necessitam”, acentua.

Sem definição de fechamento

Em respostas, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por sua vez, esclarece que não há, até o momento, definição sobre o fechamento das Varas do Trabalho de Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio ou de qualquer outra vara da jurisdição do TRT da 15ª Região.
O que há, segundo o órgão, é a realização de estudos para verificar o estágio de adequação da atual estrutura organizacional e de pessoal de todas as unidades judiciárias e administrativas do TRT da 15ª Região à padronização determinada pela Resolução 296/2021, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Acrescenta que nesses estudos são considerados critérios como movimentação processual, força de trabalho e indicadores sociais, econômicos e orçamentários.
“Além disso, visando sempre ao melhor interesse público, a atual Administração do TRT da 15ª Região tem dialogado constantemente com representantes da sociedade civil, da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e dos poderes constituídos para que essa combinação de diálogos e estudos, ainda sem data para conclusão, seja submetida à apreciação do conjunto de desembargadores do Órgão Especial do TRT-15”, completa o Tribunal.

Diálogos sobre a demanda

Dantas Oliva expõe que obtiveram, além da assinatura de centenas de advogados das subseções de Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Santo Anastácio, manifestações formais de apoio por ofícios dos prefeitos de todos os municípios sob a jurisdição da Vara do Trabalho de Presidente Venceslau, além de moções de apoio de todas as Câmaras Municipais. 
Segundo ele, os municípios sob a jurisdição de Presidente Venceslau são, além da sede, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios.
Também a Associação Comercial, o Conselho Intersindical e dezenas de sindicatos de trabalhadores e empregadores, a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e outros órgãos e representantes da região se posicionaram contrariamente ao fechamento da Vara.
O presidente da comissão cita que houve uma reunião com a desembargadora corregedora do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, Ana Paula Pelegrina Lockman, no Fórum do Trabalho de Presidente Prudente, no dia 14 de junho. E estiveram por lá 52 pessoas, mas tiveram que reduzir para 30, em virtude de restrições sanitárias, mas todos os que ficaram tiveram a oportunidade de manifestar sua preocupação e solicitar a permanência da Vara do Trabalho de Presidente Venceslau.

CONFIRA TAMBÉM:

“Extinção das Varas seria um  retrocesso”, diz Dantas Oliva

Redução de ações seria  justificativa para desativação de Varas

Publicidade

Veja também